Nova Russas: quanto custa a Festa de Agosto? Por Reginaldo Silva

4 Min. de Leitura

Antes de mais nada, deixo claro ao leitor que defendo os grandes eventos, como forma de geração de emprego e renda, principalmente diante da crise econômica e da escassez de emprego formal. A luta pela sobrevivência, empurra os mais humildes para informalidade objetivando garantir o pão de cada dia e, isto basta.

Em Nova Russas, o prefeito Rafael Pedrosa anunciou a participação de grandes bandas para a tradicional Festa de Agosto. A iniciativa do gestor é contestada pela inversão de prioridades que toma conta do município.

Esses eventos serão custeados com recursos próprios e outros serviços essenciais continuam sendo jogados para o segundo plano. É uma administração que vive de remendos, a exemplo do que está sendo feito agora na Estação Ferroviária, apenas uma maquiagem para apresentar aos visitantes um bom visual, aqueles que frenquentarão o local.

Não se tem notícias de que o gestor tenha ido a Brasilia uma única vez atrás de recursos extras para assegurar novos investimentos ao município, em dois anos e meio de administração.

Não existe foco, planejamento e muito menos entrega ao trabalho por Nova Russas.

Nesta semana, uma senhora de uma localidade do município, chegou no Hospital Municipal para fazer uma cirurgia marcada para aquela data e, ninguém sabia se iria haver cirurgias naquele dia.  Uma total falta de respeito com a população, principalmente porque se tratava de uma pessoa idosa.

Ainda nesta semana, gestantes continuam sendo transferidas para darem a luz em Crateús, porque não existe um centro cirúrgico e profissionais da área contratados para realizarem os partos no hospital do município.

Antes que os sabujos da gestão digam que isso é roedeira e porque não fizeram em gestões passadas, adianto: o atual prefeito e médico, Rafael Pedrosa, se elegeu com essa missão de mudar o quadro que vinha dando errado, se não o faz, deve ser cobrado como figura pública.

Ainda nesta semana, um aluno universitário de Nova Russas que estuda em Crateús, disse em sua rede social que o transporte fornecido pela prefeitura cabe 20 pessoas e carregam 30. A maioria viaja sem sinto de segurança. Esse é mais um remendo administrativo, ou fornece transporte de qualidade ou assume que não tem condições de arcar com o transporte do alunado.

O mesmo estudante ainda fez um apelo em sua rede social, pediu a prefeitura para não apagarem seus posts.

Cobrar eficiência da gestão deve ser uma atitude de cada cidadão nova-russense, da oposição e da imprensa. O alto custo da Festa de Agosto daria para fazer um centro cirúrgico e melhorar a Saúde do município. O asfalto que irão colocar no local da festa, daria para asfaltar as duas principais avenidas do “Alto” Quintino Bocaiuva e Napoleão Moura, ou até mesmo para concluir o asfalto de todas as ruas do bairro Pantanal.

Se todos esses problemas já tivessem sido resolvidos, sem dúvida, essa seria a maior Festa de Agosto de Todos os Tempos, mas enquanto esses problemas persistirem e, o mais humilde estiver desamparado em suas reais necessidades, a Festa não passa de mais um remendo, com o objetivo de extasiar a mente dos menos esclarecidos.

 *Reginaldo Silva: professor, radialista e editor do Ceará Noticias.

Compartilhar Notícia