O Partido dos Trabalhadores esteve reunido em São Paulo na última segunda-feira (17/06) na reunião Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) de olho nas estratégias e táticas rumo às eleições municipais de 2020. A ideia inicial é crescer nas cidades de porte médio, com mais de 200 mil eleitores, contudo, apresentar candidatos competitivos em quatro das 27 capitais brasileiras.
Fortaleza aparece no mapa eleitoral do partido com o nome da deputada federal e ex-prefeita da capital, Luizianne Lins. Outros nomes com chances também foram apontados; em Rio Branco (AC), com o ex-senador Jorge Viana; Manaus (AM), com o deputado José Ricardo Wendling. e Recife (PE), com a deputada Marília Arraes.
O PT vem caindo em relação ao número de prefeitos eleitos em todo País. Em 2016, o partido despencou de 630 prefeituras para 256 e venceu em apenas em Rio Branco.
A ordem de Lula é apoiar aliados mais bem colocados e fortalecer a unidade dos partidos de centro-esquerda em nível nacional.
A dúvida na capital cearense fica por conta do apoio do governador Camilo Santana (PT) que poderia não legitimar a candidatura da sigla e optar em permanecer com a aliança com os Ferreira Gomes que o conduziu pela segunda vez ao governo do Estado.
(Ceará Notícias, Reginaldo Silva)