/Parabéns Poranga: festa em praça pública para comemorar 62 anos de emancipação política

Parabéns Poranga: festa em praça pública para comemorar 62 anos de emancipação política

O prefeito Carlisson Assunção está convidando a população de Poranga e municípios vizinhos para comemorar em praça pública os 62 anos de emancipação politica do município. O evento terá início a partir das 22h. No dia do aniversário da cidade, a festa será comandada por Lucas Moraes, Forró de Qualidade e Junior Viana. A festa contará com a presença do deputado estadual Jeová Mota e deputado federal Mauro Filho.

HISTÓRIA

Chamada inicialmente de Várzea Formosa e depois de Formosa. Poranga teve sua formação urbana oriunda de agricultores e pecuaristas cujo primitivo agregamento se deu em terras banhadas pelas nascentes dos rios Inhussu, Acaraú, Jatobá e Macambira. A elevação à categoria de Vila ocorreu com a criação do município de Ipueiras (Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938). A elevação à categoria de Município decorre da Lei nº 3.665, de 5 Julho de 1957, tendo sido instalado a 22 de Setembro do mesmo ano. As primeiras manifestações de apoio eclesial provêm, inicialmente, de doações patrimoniais das quais constam como doadores Lourenço Alves de Almeida (1897) e Malaquias Alves de Almeida (1898), seguindo-se a edificação da respectiva Capela. Esse nicho foi construído graças ao trabalho realizado pelo padre Francisco Máximo Feitosa de Castro, vigário de Ipueiras, tendo como patronos, Jesus, Maria e José.

Poranga fica a 340km da capital cearense, com uma população aproximada de 13 mil habitantes e faz limites com os municípios de Ipaporanga, Ipueiras, Ararendá e com o Estado do Piauí.

Comente com Facebook