/Nova Russas: vacinação contra H1N1 expõe população ao sol e a chuva

Nova Russas: vacinação contra H1N1 expõe população ao sol e a chuva

Após o Governo do Estado enviar um lote extra de vacinas para Nova Russas contra H1N1, o município teve um dia atípico nesta quarta-feira (19/06).

A divulgação da vacinação marcada para a manhã desta quarta-feira no quartel do Comando da Polícia Militar, no bairro Subestação levou ao aumento da procura pela vacina. O município já havia confirmado neste ano um óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A falta de organização para realização do evento chamou atenção. A secretaria de Saúde tinha consciência que a demanda seria muito maior que número de vacinas disponibilizados e resolveu levar a campanha para o quartel da Polícia Militar a fim de evitar maiores problemas. Uma fila quilométrica se formou no local ainda na noite anterior e expôs; homens, mulheres, crianças e idosos ao sol e a chuva.

Faltou planejamento e organização para realização do evento. Quatro postos de vacinação nas principais quadras de esportes da cidade teria evitado um transtorno maior. A quadra do INSS e a Quadra do 11 de Novembro resolveria o problema de um lado da cidade, o Pólo Rodolfo Filho e a Quadra do Zilmar Mendes resolveria de outro. Além das quadras serem cobertas, teria a disponibilidade das arquibancadas e espaço para cadeiras.  O reforço Policial também seria necessário, a fim de resguardar a segurança dos locais. Além dessas ações, a gestão também poderia oferecer água para população, atitudes simples que demonstria respeito pelos mais humildes.

Muitos foram para casa reclamando. Além de ficarem expostos ao sol e a chuva, ainda não foram vacinados.

EM TEMPO

O ceará Notícias tentou contato por telefone com a secretária de Saúde do município, Flávia Braga, mais não conseguiu falar com ela até o fechamento da matéria. O objetivo era saber se a cobertura vacinal já atingiu o porcentual de 100% e quais as medidas que serão tomadas doravante em relação ao vírus da gripe H1N1.

(Ceará Notícias, Reginaldo Silva)

 

Comente com Facebook