/Nova Russas: o problema não são os médicos, mas a falta de gestão na saúde

Nova Russas: o problema não são os médicos, mas a falta de gestão na saúde

Um vídeo publicado nas redes sociais expõe a precariedade do Sistema de Saúde do município de Nova Russas. Um médico do Hospital Municipal José Gonçalves Rosa (HMJGR) discute com uma paciente enquanto é filmado por uma terceira pessoa. Em determinado momento o médico chega a dizer para a pessoa quem está filmando:  “O senhor não tem razão de porra nenhuma”. Seja qual for o contexto da situação, o médico jamais deveria se expressar daquela forma com quem busca os serviços de saúde do Hospital Municipal.

Mais tarde, também pelas redes sociais, o médico Pedro Ximenes, se apresenta como diretor do Hospital Municipal José Gonçalves Rosa.Em áudio enviado para um grupo de WhatsApp ele explica que o Sistema de Saúde é um grande desafio, tanto para Nova Russas, quanto para o Estado do Ceará e para o Brasil.

O médico explica que o povo tem uma cultura de procurar o hospital e não os Postos de Saúde e que agora vai começar uma campanha para educar a população incentivando-a a procurar os PSFs, enquanto o hospital fica com os casos de urgência e emergência. Ele finaliza pedindo aos politiqueiros de plantão que não divulguem vídeos dessa natureza, onde todos deveriam ajudar, não a gestão, mas, ao município.

Esse episódio desta quarta-feira (29/05) só expõe a falta de gestão na área da Saúde em Nova Russas. Um vídeo com oito pessoas dentro de uma ambulância, incluindo uma idosa de 72 anos, ganhou os programas de TV do Estado, um outro vídeo ganhou repercussão com o depoimento de uma senhora relatando o descaso do transporte que leva os pacientes que fazem tratamento na capital cearense. Outro vídeo viralizou mostrando um vazamento de água no Hospital José Gonçalves Rosa ganhando espaço na mídia estadual. Além de outros aontecimentos que ficam na circunscrição do município.

Um dos motivos que mais causa revolta da população é o fato do atual prefeito ser médico, ter sido eleito com a bandeira de tirar “Nova Russas da UTI” e,  em nenhum desses casos, veio a público se pronunciar para dar uma satisfação a população.

Ao diretor do Hospital Municipal José Gonçalves Rosa, Pedro Ximenes, fica a dica: antes de tentar educar a população, faça um trabalho de gestão e humanização com os médicos, melhore o atendimento no Hospital e Postos de Saúde e sugira ao prefeito que assuma a gestão da Saúde do município, afinal de contas, o povo votou nele para cuidar principalmente dessa área.

Comente com Facebook