Izolda fala em competências socioemocioais para avanço educacional

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ENTREGA DO PREMIO ESCOLA NOTA DEZ AS ESCOLAS ESTADUAIS NO CEC;© TIAGO STILLE/ GOV. DO CEARA; ENSINO;ESCOLA;ESTUDOS;ESTUDANTES;PROFESSORES

Na festa de premiação da Escola Nota Dez, manhã desta quinta-feira (06/07) onde 337 escolas de 182 municípios foram agraciadas na 11ª edição do evento, no Centro de Eventos do Ceará, a vice-governadora Izolda Cela falou da importância de consolidar os bons resultados alcançados na “base” escolar.

“Não tem zona de conforto, mesmo na alfabetização, que os percentuais são mais elevados. Ainda assim tem desafios. Qualificar o processo, o projeto pedagógico e estamos desafiando as redes a trabalhar com competências socioemocionais para olhar para essa formação mais integral da criança”, amplia. Essa melhoria nos anos escolares iniciais, conforme Izolda, garante sustentação para uma mudança mais efetiva no Ensino Médio. “Em 2017, o Ensino Médio era uma catástrofe, níveis altíssimos de abandono. Hoje, nós temos uma situação bem diferente. Não estou dizendo que está ideal, claro que não,” enfatiza Izolda.

A vice-governadora que foi umas das criadoras do programa de avaliação e desenvolvimento educacional do Programa de Alfabetização na Idade Certa vai além. Para ela, os resultados alcançados de 89,6% dos alunos saindo do 2º ano sabendo ler e escrever, a educação no Ceará ainda precisa qualificar o processo educacional, o projeto pedagógico e trabalhar as competências socioemocionais a fim de “olhar para a formação mais integral da criança”.

De acordo com Izolda Cela os anos finais do Ensino Fundamental, principalmente a disciplina de matemática, ainda são as maiores dificuldades, conforme dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) referentes ao ano de 2018 e precisam ser trabalhados para alcançar melhores resultados.

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