De acordo com o governador Elmano de Freitas são mais de R$ 719 milhões para os lotes 3, 4 e 5. Os trechos 1 e 2 já estão em obras. “Hoje nós transmitimos 11 mil litros por segundo e vai passar a 22 mil litros por segundo desse reservatório para Fortaleza e o Porto do Pecém”, contou Elmano em entrevista coletiva nesta terça-feira (3/12) na capital federal.
“Agradeço ao presidente Lula por mais esse passo fundamental para a concretização de uma das principais obras de segurança hídrica do Ceará. Com a duplicação, a capacidade de adução passará a ser máxima, aumentando a vazão e, consequentemente, a oferta de água do Castanhão, maior reservatório de água doce do Brasil, para a Região Metropolitana de Fortaleza e para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Com extensão de 255 km, o Eixão das Águas promove a integração das bacias hidrográficas do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana, além de reforçar o abastecimento hídrico, impulsionará o desenvolvimento regional”, destacou Elmano após o evento.
A reunião também contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, do prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão, dos deputados federais da bancada cearense da senadora, Augusta Brito, além do líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães.