Mas há formas de deixar o momento mais tranquilo. Abaixo, listamos algumas dicas do blog Comportamento Animal, de Luiza Cervenka, bióloga com mestrado em psicobiologia (comportamento animal) e doutorado em veterinária, para ajudar seu cachorro durante a queima de fogos.
Crie um espaço de segurança
Luiza cita que aqui vale de tudo para deixar o pet mais tranquilo: um quarto, uma caixa, uma casinha ou até um tapete confortável – mas dê preferências para um espaço fechado e que seu cachorro associe a coisas positivas.
“Ofereça um mordedor bem gostoso para seu pet ali. Mas isso não vai funcionar se os fogos já estiverem comendo soltos”, diz a bióloga. Ela também orienta a cobrir janelas e portas com cobertores e edredons para abafar o barulho.
Dê o conforto que você gostaria de receber
Broncas e gritos só pioram a situação. Como aponta Luiza, “o cão não tem medo porque ele quer”. Nunca deixe o pet sozinho durante os fogos e ofereça apoio. “Dê o conforto que você gostaria de receber caso estivesse com medo ou em crise de pânico”, orienta a bióloga.
Evite fugas
É comum haver fugas de pets desesperados durante queimas de fogos. Se certifique de que todas as portas e janelas estão fechadas.
Não dê remédio
Remédios podem piorar o estado de estresse do cão e até colocar em risco a vida dele. “Muitos medicamentos só controlam a resposta física do animal, mas não as emoções. Ou seja, o cão fica apavorado igual, mas não consegue se mexer. Fuja de Dramin (Dimenidrato), Acepran (Acepromazina) e similares”, diz Luiza.
A bióloga também orienta que se evite receitas e produtos milagrosos. “Muitos funcionam, mas precisam de uma adaptação e treino, o que não dá mais tempo nessa altura do campeonato.”
Coloque músicas relaxantes
Músicas podem ajudar pets também. Luiza indica as playlists relax my dog e relax my cat no YouTube e canais na plataforma com músicas específicas para pets.
Tenha contatos de veterinários
A bióloga diz ser importante ter contatos de veterinários e hospitais de plantão. “Rezo para não precisamos. Mas melhor ter e não usar, do que precisar e não ter.”/Folha SP
(Foto: Reprodução)





