Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > Exame toxicológico passa a ser obrigatório para primeira CNH de carro e moto
DestaquesOutros

Exame toxicológico passa a ser obrigatório para primeira CNH de carro e moto

Ultima atualização: 21/05/2026 9:27 AM
Redação
Compartilhar
3 Min. de Leitura
Compartilhar

A partir de agora, novos condutores que queiram tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motocicletas e carros, nas categorias A e B, terão que fazer um exame toxicológico. Somente se o resultado for negativo para substâncias restritas o candidato pode obter a Permissão Para Dirigir.

O candidato à primeira habilitação pode dar início a todo o processo burocrático, fazer as aulas teóricas e práticas. O laudo só é exigido no momento da emissão da habilitação provisória. Antes, o exame toxicológico era necessário apenas para condutores das categorias C, D e E e para motoristas que exercem atividade remunerada.

A mudança faz parte de uma recomendação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) enviada a todos os Detrans do país para que o exame seja obrigatório. A orientação foi feita para evitar diferenças de interpretação nos Estados, já que alguns órgãos locais aguardavam a atualização dos sistemas.

Exame toxicológico para CNH teve idas e vindas

A medida fazia parte do projeto que desburocratizar a obtenção da CNH, mas foi vetada pelo presidente Lula em junho de 2025. Na ocasião, o presidente justificou o veto afirmando que a exigência “contraria o interesse público, pois resultaria em aumento de custos para a sociedade e poderia influenciar que mais pessoas optassem por dirigir sem a devida habilitação, o que comprometeria, por consequência, a segurança viária”.

O veto de Lula seguiu a orientação dos ministérios dos Transportes, Saúde, Justiça e Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). Em dezembro do ano passado, o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional.

O exame toxicológico consiste na coleta de uma amostra de cabelo de cerca de três centímetros, unhas ou pelos do corpo. Analisado em laboratório, o material permite a identificação do uso de substâncias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas) de aproximadamente 90 dias.

Anfetaminas (incluindo rebite e ecstasy), canabinoides (maconha e haxixe), opióides (como cocaína e crack) e mazindol, medicamento para a perda de peso, são identificados pelo exame. Ele deve ser realizado em clínicas especializadas e custa entre R$ 90 e R$ 110./AE

(Foto: Reprodução)

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Ceará recebe pela primeira vez o maior congresso de gestão pública do Brasil

21 de maio de 2026
DestaquesOutros

Câmara aprova projeto que prevê prisão por alta no preço da gasolina sem justa causa

21 de maio de 2026
DestaquesOutros

Influenciadora Deolane Bezerra é presa em ação da Polícia Civil de SP

21 de maio de 2026
CearáDestaques

Pneus gigantes atingem casas após carreta tombar em estrada no Ceará

21 de maio de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?