/Tá na Mídia. Os desdobramentos da PEC que proíbe anistia a policiais amotinados. Por Reginaldo Silva

Tá na Mídia. Os desdobramentos da PEC que proíbe anistia a policiais amotinados. Por Reginaldo Silva

Fala Moro  O ministro da Justiça Sérgio Moro disse neste sábado (29/02) que a greve dos policiais militares no Ceará é proibida pela Constituição Federal. “O governo federal vê com preocupação a paralisação que é ilegal da Polícia Militar do Estado. Claro que o policial tem que ser valorizado, claro que o policial não pode ser tratado de maneira nenhuma como um criminoso. O que ele quer é cumprir a lei e não violar a lei, mas de fato essa paralisação é ilegal, é proibida pela Constituição. O STF (Supremo Tribunal Federal) já decidiu isso”, disse o ministro.

O requerimento Neste sábado (29/02)  o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto (PDT), falou sobre a aprovação do requerimento em regime de urgência para tramitação da PEC que veda anistia e perdão para militares envolvidos em motim. A matéria em regime de urgência foi aprovada com 31 votos favoráveis e três contra, dos deputados Vitor Valim (Pros), Soldado Noelio (Pros) e André Fernandes (PSL).

Pedido de vistas O deputado estadual André Fernandes (PSL), pediu vistas da matéria. O deputado Elmano Freitas (PT) solicitou a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e Redação que logo na segunda-feira (02/03), após o prazo regimental das 24h, seja retomada a votação pela Comissão.

Reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR)

Invasão de escola O deputado Elmano Freitas (PT) lamentou, durante o tempo de explicações pessoais da sessão extraordinária da Assembleia Legislativa deste sábado (29/02), a invasão da Escola de Ensino Fundamental e Médio José Bezerra de Menezes, localizada no bairro Antônio Bezerra, por parte de policiais amotinados.

Deputado Elmano Freitas

Quem avisa amigo é Elmano ainda destacou que os lideres do movimento dos policiais grevistas precisam dizer à tropa que estão cometendo um crime e que não terá anistia, além de solicitar que deixem os PMs que querem trabalhar voltarem às suas atividades.

Aumento da Violência De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública do Ceará, foram registradas 219 mortes, entre a quarta-feira (19/02), até o último dia 26 de fevereiro.

A hora é agora A chamada “janela partidária” que permite a mudança de legendas para detentores de mandatos que fogem de uma cassação por “infidelidade partidária” começa no dia 5 de março e vai até 3 de abril, de acordo com o calendário 2020 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Voltei… O executivo Geraldo Luciano havia anunciado que não iria concorrer a Prefeitura de Fortaleza em virtude de compromissos profissionais junto ao Grupo Hapvida. O partido Novo não tinha um plano B e lamentou a decisão do empresário. Esta semana, Geraldo Luciano voltou a comunicar que vai se dedicar ao pleito eleitoral em Fortaleza. Até as Convenções partidárias ele se mantém como membro do Conselho do Hapvida.

Dona Bill pra federal A mãe do cantor Wesley Safadão teve sua ficha de filiação partidária do PSD abonada pelo ex-vice governador, Domingos Filho. De acordo com membros do partido ela pretende disputar uma vaga para Câmara Federal pela legenda. Dona Bill ocupou o cargo de foi vice-prefeito em Aracoiaba e teve seu mandato cassado por captação ilícita de sufrágio.

PT em Tamboril O vereador Geovane do PT divulgou nesta quinta-feira (27/02) Nota de Esclarecimento sobre o pedido de expulsão e cassação de seu mandato por infidelidade partidária. O processo tramita na Comissão de Ética do partido no município. Geovane esclarece que vem sendo vítima de perseguição política no partido por conta de seu posicionamento firme em defesa da classe trabalhadora, fato que contraria os interesses de integrantes da legenda que integram a base do atual governo municipal.

PT em Tamboril 2 A presidenta do Partido dos Trabalhadores no município, Anísia Gomes deu uma declaração esta semana em emissora de rádio local, afirmando que hoje o partido faz parte da base do governo Pedro Calisto, além do vice-prefeito, a sigla ainda conta com três secretarias no quadro administrativo da gestão, contudo, ressaltou que a definição sobre apoio a atual gestão só será oficializada em junho, por ocasião do encontro de táticas da legenda.

PSL e PDT em Tamboril Estão cada vez mais afinadas as conversas entre os líderes das duas legendas no município, podendo sair uma aliança para fortalecer a pré-candidatura do advogado Marcelo Mota em Tamboril. Neste Carnaval, Júnior Holanda, líder do PSL, confirmou ao blog do Professor Tim,  que os diálogos vem se aprofundando e tudo caminha para o fortalecimento de uma aliança entre as duas agremiações no município.

Jeová Mota em Crateús O deputado estadual Jeová Mota (PDT) tem visitado o município com mais frequência nos últimos dias, sempre ao lado do prefeito Marcelo Machado. Foi assim na reinauguração do Aeroporto Regional e voo inaugural Fortaleza-Crateús, bem como no período do Carnaval. Jeová devido a amizade com o governador Camilo Santana (PT) e com a Assessora Especial do governador, Janaína Farias, filha de Crateús, tem se tornado um grande defensor dos pleitos do município, junto ao Governo do Estado.

Júnior Mano em Nova Russas O deputado federal Júnior Mano (PL-CE) vem dando total atenção ao prefeito Rafael Pedrosa. Neste Carnaval, além do apoio institucional, o parlamentar conseguiu arregimentar a segurança para garantir a integridade física dos foliões no período carnavalesco. A festa foi grandiosa e tranquila. Júnior também já assegurou R$ 400 mil reais para reforma da praça da Igreja Matriz do município. O projeto já foi concluído e agora segue para licitação. A praça aglomera o maior público religioso da cidade por ocasião das Festas de Agosto, que tem Nossa Senhora das Graças como padroeira da cidade.

Carnaval e Política É possível misturar os dois ingredientes quando já existe o componente familiar pelo meio. A advogada Giordanna Mano, pré-candidata do PL em Nova Russas, visitou neste Carnaval um dos fundadores do PL em Nova Russas, que também já foi candidato a prefeito do município, o empresário José Alberto Paiva. O encontro familiar dos Paiva ocorreu na fazenda Foguedo. Giordanna saiu bastante animada do encontro, para ela, além da agradável companhia, também foi um encontro de gerações do partido que deve ser registrado e zelado pela história dada a importância de seus integrantes e fundadores da legenda no município.

A imagem pode conter: 11 pessoas, incluindo Antonio Carlos Araújo Martins, Sebastião Rodrigues, Socorro Dias e Junior Mano, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A Oposição em Nova Russas Nesta sexta-feira (28/02), os pré-candidatos a prefeito do município estiveram em Fortaleza para receber uma pesquisa e chegar a definição de um nome que possa disputar a eleição. Não foi entregue nenhuma cópia da pesquisa aos integrantes, com receio de vazamento de informações. Se não existe confiabilidade para assegurar um segredo entre seus confrades, existirá confiança e unidade no processo de escolha do nome para disputa eleitoral ? Essa é a terceira reunião do grupão de oposição, mas, ainda sem nenhuma definição de nomes.

Em alta O termo confiança está no centro do debate do grupão de oposição em Nova Russas. O ex-prefeito Luis Acácio de Sousa, um dos coordenadores do grupo, na noite deste sábado, usou suas redes sociais para expressar um pensamento que trata justamente da crença da probidade moral.

Frase da semana: “Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe.” Leonardo da Vinci

 

Comente com Facebook