Tá na Mídia. As movimentações pós-paralisação dos policiais militares no Ceará e a desistência de um pré-candidato a prefeito de Santa Quitéria. Por Reginaldo Silva

10 Min. de Leitura

Dicionário Após o fim da greve ilegal dos policiais militares no Ceará, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em live nas redes sociais nesta quinta-feira (05/03), disse haver uma “diferença enorme” entre greve e motim e acusou a imprensa brasileira de usar a palavra contra o seu governo.

Dicionário 2 O dicionário Aurélio da Língua portuguesa classifica “greve” como: Paralisação; interrupção que, feita de modo voluntário e determinada pelo trabalhador ou pelos trabalhadores, reivindica direitos ou protesta contra ameaças ou situações desvantajosas no trabalho.

Dicionário 3 O mesmo dicionário classifica como “motim” [Militar] Rebelião entre os militares que se configura em crime contra a disciplina. Tirem suas conclusões.

Capitão Wagner Interlocutores ligados ao governo acreditam que o deputado federal Capitão Wagner (Pros) errou antes, durante e depois da greve ilegal dos policiais militares. Capitão Wagner, no início chegou a comemorar o acordo da categoria com o governo do Estado, mas não teve força ou iniciativa para barrar o movimento grevista quando teve início a paralisação pós-acordo. Durante o processo, teria tomado uma atitude equivocada ao trazer uma comissão de parlamentares para negociar sem a legitimidade do movimento grevista. Por último, ao apresentar um projeto pedindo anistia dos policias militares na Câmara Federal. Rodrigo Maia já disse que a matéria não cabe no momento.

Indignado O governador Camilo Santana (PT) criticou em suas redes sociais a decisão do juiz Roberto Bulcão, que revogou mandado de prisão preventiva de cabo Sabino, considerado o líder do motim dos policiais militares do Ceará em fevereiro. Camilo disse ter ficado “indignado” com o relaxamento da prisão de um foragido que liderou um motim e provocou dezenas de mortes no Estado.

O resultado Durante o período de paralisação dos policias grevistas houve um aumento violento de casos de homicídios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios. De acordo com os dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará houve um aumento de 178% em comparação com igual mês do ano passado; subiram de 164 para 456 o número de mortos. Em 2019, a média era de quase seis assassinatos por dia; em 2020, o número saltou para inacreditáveis 16 mortes violentas diárias.

Amontada O deputado federal Júnior Mano (PL-CE) esteve no município de Amontada nesta sexta-feira (06/03) acompanhado do prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves para abonarem a ficha de filiação do atual prefeito Valdir Herbster Filho ao Partido Liberal. Amontada tem aproximadamente 40 mil habitantes e é um município estratégico da microregião de Itapipoca.

Marco o empresário Railson da Picanha assume o comando do PL no município. Além de Railson, também se filiaram, os ex-prefeitos, Jorge e Paredão, o ex-vice prefeito, Rochinha e os vereadores; Erasmo, Edilson e Berg. Eugênio Ponte e outras lideranças também ingressaram na sigla. O deputado federal Júnior Mano e o presidente do partido, prefeito de Eusébio, Acilon Gonçaves, abonaram as fichas dos novos filiados da legenda.

Santa Quitéria o ex-prefeito Fabiano Lobo (PDT), anunciou a desistência de sua pré-candidatura a prefeito do município. A informação foi confirmada por um vereador do grupo político ligado ao ex-prefeito. Fabiano conta com o apoio de três vereadores, Lino Paiva (PC do B), Cesário Júnior (PDT), Augaci Protásio (PDT), vários suplentes e lideranças de distritos e localidades. Fabiano liberou sua bancada para tomar o caminho que desejarem.

Santa Quitéria 2 Com a desistência de Fabiano Lobo, aumentam as chances do pré-candidato do PSB no município, o atual vice-prefeito Braguinha, que rompeu com a gestão do prefeito Tomás Figueiredo para se unir ao bloco de oposição. Braguinha já vem ampliando suas bases, agora poderá crescer ainda mais atraindo lideranças do grupo do ex-prefeito Fabiano Lobo.

EM TEMPO: O pré-candidato a prefeito pelo PTB em Santa Quitéria, Marcelo Magalhães, entrou em contato com nossa reportagem, reafirmando sua pré-candidatura, em defesa de um novo projeto para Santa Quitéria, destacando que vai tentar unir um maior número de aliados possíveis e que vai buscar apoio junto aos liderados do ex-prefeito Fabiano Lobo.

Hidrolândia O deputado estadual Jeová Mota (PDT) participou nesta quarta-feira (04/03) no município de Hidrolândia da inauguração da Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará) acompanhado do Secretário de Relações Institucionais do Governo, Nelson Martins e da prefeita de Hidrolândia, Iris Martins. O parlamentar destacou o empenho do Governador Camilo Santana em universalizar os serviços do SAMU para todo o Estado e ao mesmo tempo ressaltou o empenho da prefeita Iris que mantém uma luta incansável na busca de melhorias para população de Hidrolândia.

Tamboril O vereador Geovani do PT deu entrada na sua defesa no Conselho de Ética do partido no município, em que um membro da agremiação pede sua expulsão e a perda de mandato por infidelidade partidária. Caso sua defesa não seja acatada, ele poderá recorrer à instância estadual, onde provavelmente também encontrará dificuldades. O melhor caminho para o Giovani do PT no momento seria procurar um caminho fora do PT, escolher outra sigla e tocar a vida, as relações ficaram desgastadas depois deste episódio. Detalhe: uma das principais criticas do vereadora à atual gestão a qual seu partido apoia é a cobrança sistemática do pagamento de salários atrasados, este mês, já completam novamente três meses de atraso no pagamento dos garis.

Nova Russas A palestra proferida pelo o advogado Júnior  Bonfim na Câmara Municipal de Nova Russas na última quarta-feira (04/03) sobre as condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral e sua consequências trouxe ao debate o caso do ex-prefeito Marcos Alberto. O Advogado relata que o ex-gestor se enquadraria na alínea K da Lei da Ficha Limpa, portanto, já se tratando de um caso conhecido onde não poderia ser candidato.

“K) o Presidente da República, o Governador de Estado e do Distrito Federal, o Prefeito, os membros do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa, das Câmaras Municipais, que renunciarem a seus mandatos desde o oferecimento de representação ou petição capaz de autorizar a abertura de processo por infringência a dispositivo da Constituição Federal, da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município, para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para o qual foram eleitos e nos 8 (oito) anos subsequentes ao término da legislatura; “

Nova Russas 2 O ex-prefeito Marcos Alberto rebate a informação dizendo que a alínea citada pelo advogado se refere a casos de renuncia de mandato que não foi o seu caso. O ex-prefeito reafirma sua pré-candidatura e ressalta que já até saiu do grupo de WhatsApp do grupão da oposição para não deixar dúvidas sobre sua candidatura.

Nova Russas 3 São cada vez mais frequentes os encontros do grupo de oposição de Nova Russas em uma loja de conveniências em um posto de gasolina próximo a Assembleia para decidir os destinos políticos da cidade. Nesta sexta-feira (06/03) foram vários os encontros. Em um deles, o ex-deputado Wanderley Pedrosa, o ex-prefeito de Nova Russas, Luis Acácio, o ex-prefeito de Catunda, Tony Jorge e Ajax Veras, entre uma água mineral e outra, debatem quem pode e quem não pode ser candidato e a possibilidade de colocar todo mundo no Partido Progressista. Neste mesmo dia teve outra reunião à noite, já com a presença do também ex-prefeito Marcos Alberto.

Nova Russas 4 Enquanto a oposição não chega a um denominador comum em relação a definição de um nome, a advogada Giordanna Mano vai consolidando sua pré-candidatura realizando reuniões pontuais com lideranças políticas e ouvindo as comunidades. A tese de que a pré-candidatura dela não decolou, já foi descartada pela oposição, todos os grupos políticos já tem levantamentos internos e são conhecedores da realidade, a ideia agora é buscar outro mote, esse tema se perdeu no tempo e nos números.

A imagem pode conter: Giordanna Mano, sorrindo, close-up

Frase da semana “Em certos momentos, os homens são donos dos seus próprios destinos. Willian Shakespeare.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar Notícia