/Sobral celebra centenário do Eclipse que confirmou Teoria da Relatividade de Einstein

Sobral celebra centenário do Eclipse que confirmou Teoria da Relatividade de Einstein

Em 29 de maio de 1919, Sobral, uma pequena cidade no interior do Ceará, foi palco de um dos experimentos mais importantes da física moderna: a observação do eclipse solar que confirmou a Teoria da Relatividade Geral, formulada pelo cientista Albert Einstein. Foi lá que foram tiradas as sete fotografias decisivas para confirmar o que o cientista alemão havia teorizado: a luz, ao passar próxima ao um corpo celeste de massa grande, se desvia. Um século depois, astrônomos, astrofísicos, físicos, historiadores da ciência do Brasil e do exterior se reúnem na mesma cidade para celebrar o centenário desse famoso eclipse. Organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará,  o “Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral (1919-2019)” será realizado  de 28 a 30 de maio, com palestras, bate-papos, lançamentos de livros e apresentações culturais.

Na programação, conferências e debates sobre “O intrigante mundo da luz”, “Lentes e ondas gravitacionais: novas janelas para o universo”, “Astronomia em atividades de divulgação, educação, desenvolvimento e diplomacia: 100º aniversário da IAU e o Dia Internacional da Luz”. As conferências em inglês terão tradução simultânea.

No dia 29, serão realizadas celebrações simultâneas em Sobral, Ilha do Príncipe, Portugal e Inglaterra. Entre as atrações, a Global Opera in Science realiza uma apresentação em rede, com transmissão simultânea de Sobral, Ilha do Príncipe, Noruega e Campos (RJ). O evento ainda terá a reinauguração do Museu do Eclipse de Sobral, que estava fechado para reforma, e o lançamento de um selo comemorativo do Centenário do Eclipse, emitido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que contará com a presença de autoridades e sociedades científicas do Brasil e da Ilha do Príncipe./DP

 

Comente com Facebook