O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri, confirmou uma mudança na estratégia eleitoral do seu grupo para as eleições de 2026. Ele disputará a reeleição para deputado estadual, enquanto sua esposa, Tainah Marinho Aldigueri, buscará uma vaga de deputada federal.
Segundo Romeu, a definição foi construída em diálogo com as principais lideranças da base governista. “Em comunhão com nossos líderes, governador Elmano de Freitas, senador Camilo Santana e senador Cid Gomes, informamos que Romeu Aldigueri será candidato à reeleição como deputado estadual, e Tainah Marinho candidata a deputada federal”, afirmou.

A decisão promove uma inversão das posições que vinham sendo discutidas anteriormente e estabelece missões distintas para os dois nomes. Romeu permanecerá concentrado na disputa estadual, enquanto Tainah buscará ampliar a representação política do grupo no Congresso Nacional.
O atual presidente da Alece também fez questão de afastar qualquer interpretação de que a decisão esteja vinculada a um acordo para a futura direção do Legislativo estadual. “Esse entendimento não tratou de composição de futuras posições de comando na Assembleia, biênio 27/28”, esclareceu.
Com isso, a sucessão da presidência da Alece permanece fora das negociações anunciadas até o momento. A composição para o comando da Casa dependerá do resultado das eleições, da formação da próxima legislatura e das articulações entre os deputados eleitos.

Mesmo sem qualquer acordo antecipado, Romeu Aldigueri deverá continuar sendo um nome naturalmente lembrado nas discussões sobre a futura direção da Assembleia. Mais do que uma questão partidária, sua presença nesse debate é sustentada pela atuação à frente da Casa, pela capacidade de diálogo e pela relação política de respeito construída com parlamentares de diferentes correntes partidárias.
A definição também dá maior clareza à estratégia eleitoral do grupo Aldigueri: Romeu buscará renovar o mandato e preservar sua influência na política estadual, enquanto Tainah tentará ampliar essa representação em Brasília. Com as duas candidaturas definidas, o próximo desafio será transformar a articulação política em força eleitoral nas urnas.






