Qual Bolsonaro governaria o País, o mais radical ou o mais flexível?

3 Min. de Leitura
Congressman Jair Bolsonaro speaks during a forum hosted by newsmagazine Veja in Sao Paulo, Brazil, November 27, 2017. REUTERS/Leonardo Benassatto

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) vem apresentando mudanças no estilo para tentar angariar apoios de grupos mais conservadores. Liderando as pesquisas quando o nome do ex-presidente Lula é retirado dos levantamentos, com cerca de 20%, o pré-candidato a presidente vive seu melhor momento.

Bolsonaro que era considerado um candidato folclórico por seus posicionamentos sempre muito extremistas, começa a ser encarado como um possível adversário no segundo turno. A equipe de Geraldo Alckmin (PSDB)  provoca Bolsonaro em relação ao aumento patrimonial da família denominando de  “desvio éticos”. Ciro Gomes (PDT) é mais direto e o chama de fascista.

Entre um ataque e outro, Bolsonaro vem se mantendo como uma espécie de político diferente, que não está envolvido nos escândalos da Operação Lava Jato e o eleitorado vê nele uma espécie de refúgio dos indignados.

Bolsonaro vem se mantendo numa posição privilegiada em virtude dos posicionamentos anti-petistas, com bandeiras bem definidas contra  o modelo de governo implantado pela esquerda no País. Também não se incomoda com com a pecha de machista, homofóbico e racista e ainda ganha parte do eleitorado de protesto, aqueles que estão revoltados contra o sistema político nacional.

Diante do quadro atual, que coloca Bolsonaro a um passo do segundo turno, entra em campo uma nova equipe para suavizar suas declarações e tentar conquistar uma nova fatia eleitoral. Alguns setores sociais ainda vê com desconfiança a capacidade de governar do presidenciável. Um grupo de apoiadores de Bolsonaro estão pedindo que ele procure ser mais moderado nas colocações. Em vez de dizer: ” vamos dar um fuzil para população”, dizer, ” vamos liberar o porte de arma” e por aí vai.

Nesta semana deve sair uma nova rodada de pesquisas e será possível ir acompanhando se esse processo de mutação de Jair Bolsonaro está ou não surtindo efeito.

Em meio ao Bolsonaro original e o Bolsonaro em transformação, fica o questionamento. Qual Bolsanaro governaria o País? O mais radical ou o mais flexível.

(Reginaldo Silva, Ceará Notícias)

 

Compartilhar Notícia