Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Ceará > Projeto de acompanhamento de homicídios em Fortaleza é analisado durante encontro no TJCE
Ceará

Projeto de acompanhamento de homicídios em Fortaleza é analisado durante encontro no TJCE

Ultima atualização: 25/08/2017 10:12 PM
Redação
Compartilhar
4 Min. de Leitura
Compartilhar

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) sediou, nesta sexta-feira (25/08), reunião de trabalho do programa que monitora homicídios, com autoria conhecida, ocorridos em Fortaleza a partir de janeiro deste ano. Participaram o presidente do Tribunal, desembargador Gladyson Pontes; a vice-governadora Izolda Cela; o procurador-geral de Justiça do Estado, Plácido Rios; e representantes das instituições parceiras.

Denominado “Tempo de Justiça”, o projeto tem o objetivo de acompanhar os casos, para que o julgamento dos acusados ocorra no prazo médio de até um ano. Para isso, a equipe de Tecnologia do Gabinete da Vice-Governadoria desenvolveu sistema eletrônico, com as etapas e o tempo em que o processo fica em cada órgão responsável: Polícia Civil, Ministério Público (MP), Judiciário (Varas do Júri) e defesa (Defensoria Pública ou advogado particular).

Na avaliação do presidente do TJCE, a ferramenta já mostrou que tem efetividade, cuja expertise pode ser utilizada para avanços em outras ações. O magistrado também ressaltou a integração entre os envolvidos. “Acredito no trabalho em equipe. A carência de pessoal é fato, em razão de questões orçamentárias, mas quando há boa vontade e empenho, é possível superar as dificuldades. A gente pode ir mais longe. Precisamos construir algo positivo para mostrar à sociedade. O Judiciário está aberto e dará todo o apoio que puder.”

Além disso, ele destacou que o fluxo desses processos criminais, que inicia com o inquérito policial e vai até a sentença, está sendo acompanhado por todas as entidades. “Para que a Justiça seja mais efetiva, é preciso que o julgamento ocorra no tempo razoável.”

A vice-governadora afirmou que também são objetivos a valorização da vida e a redução da sensação de impunidade por parte da sociedade. Ela disse que há a análise ainda das conexões da violência, que traz outros prejuízos além da morte. “Estamos atentos a situações de vulnerabilidade e buscando maior eficiência na prevenção. Outra finalidade do nosso trabalho é garantir a articulação.”

O procurador Plácido Rios falou sobre o ineditismo do projeto, que abrange o Sistema de Justiça e Segurança Pública do Ceará. “Traz uma equidade para resolver os problemas. Chama cada instituição para a respectiva responsabilidade para diminuir os índices de criminalidade. Certamente, trará bons frutos, porque é um somatório de esforços.”

Na reunião, falaram também a desembargadora Adelineide Viana (que está à frente do programa na Justiça estadual); o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Marcus Rattacaso; a defensora pública Patrícia Sá; o secretário adjunto da Justiça e Cidadania, Sandro Camilo; e outros participantes. Na ocasião, houve apresentação de ferramenta eletrônica, reforço para a necessidade de atualização dos dados, coleta de sugestões e anúncio de uma versão do sistema para dispositivos móveis, que terá alertas sobre prazos para os usuários.

Participaram juízes, delegados, promotores de Justiça, peritos forenses e servidores dos órgãos que integram o programa.

O “TEMPO DE JUSTIÇA”

É uma parceria entre Vice-Governadoria, TJCE, MP e Secretaria da Segurança Pública, que faz parte do “Ceará Pacífico”, conjunto de medidas para reduzir os índices de criminalidade no Estado e disseminar a cultura de paz na sociedade. Reúne um conjunto de entidades, como Executivo, Judiciário, Legislativo, Polícias estaduais e federais, MP, Defensoria Pública, Prefeitura de Fortaleza e universidades, entre outras.

(TJ CE)

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Alece aprova projeto que institui programa de parcelamento de débitos fiscais

28 de outubro de 2026
CearáDestaques

Governador Elmano envia projeto de lei para isentar IPVA de motoristas e entregadores

28 de outubro de 2026
CearáDestaques

Manicure cearense é morta em São Paulo; suspeito foi para festa de casamento após o crime

28 de outubro de 2026
CearáDestaques

Romeu Aldigueri destaca força da democracia e projeta Camilo no governo Lula

28 de outubro de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?