
Taxas de crescimento (%) do Valor Adicionado por setores e PIB Ceará e Brasil – Ano de 2024 (*)
(Relação a igual período do ano anterior)
Dentre os três setores que compõem o PIB (Indústria, Serviços e Agropecuária), o melhor resultado no Ceará, em 2024, ficou com a Agricultura, que apresentou desempenho de 25,16%, bem acima do Brasil, que inclusive foi negativo: -3,2%. O segundo melhor resultado ficou com a Indústria, com 10,65%, e, finalmente, o Serviços, com índice de 4,28%, enquanto o nacional foi de 3,3% e 3,7%, respectivamente. Ou seja, todos os três setores cearenses superaram, em 2024, os resultados do PIB brasileiro.
Os números da economia do Ceará de 2024 foram divulgados, na tarde desta quarta-feira (26/3), pelo Ipece, Órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará. Participaram da divulgação o diretor Geral do Ipece, Alfredo Pessoa; os titulares da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), Ricardo Castro Pereira; da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), Fábio Montenegro, e da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc), José Meneleu Neto.
A elaboração do PIB de 2024 contou com a participação dos analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri Neto, que coordenou a equipe formada pelos também analistas Witalo Paiva; Alexsandre Lira e José Freire Júnior, e por Cristina Lima, assessora Técnica, todos integrantes da Diec.