Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ceará
  • Opinião
  • Política
  • Esporte
  • Famosos
  • Espaço Aberto
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ceará
  • Opinião
  • Política
  • Esporte
  • Famosos
  • Espaço Aberto
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ceará
  • Opinião
  • Política
  • Esporte
  • Famosos
  • Espaço Aberto
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > Paes chama premiê da Alemanha de ‘nazista’ e ‘filhote de Hitler vagabundo’ após crítica ao Brasil
DestaquesPolítica

Paes chama premiê da Alemanha de ‘nazista’ e ‘filhote de Hitler vagabundo’ após crítica ao Brasil

Ultima atualização: 18/11/2025 7:47 PM
Redação
Compartilhar
3 Min. de Leitura
Compartilhar

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), chamou o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, de “filhote de Hitler vagabundo” e “nazista” em uma postagem no X, nesta terça (18/11).

A publicação foi uma resposta a criticas que o alemão fez a Belém na segunda (17) —ele esteve na cidade no início do mês para participar da Cúpula dos Líderes, evento que precedeu a COP30.

A publicação foi apagada da rede social, e Paes postou ainda na tarde desta terça uma mensagem reconhecendo a amizade entre Brasil e Alemanha: “Já dei minha desabafada de hoje. Fiquem tranquilos no Itamaraty. Viva a amizade Brasil e Alemanha que me emociona!”

A Folha procurou a Embaixada da Alemanha no Brasil e a Prefeitura do Rio de Janeiro, mas não teve retorno até a publicação deste texto.

Merz criticou a estadia no país para o evento climático em um discurso que fez no Congresso Alemão do Comércio, na segunda. “Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, afirmou.

Autoridades brasileiras saíram em defesa da cidade. O prefeito da capital paraense, Igor Normando (MDB), chamou a fala de “arrogante” e ” preconceituosa”. Já o governador do estado, Helder Barbalho (MDB), afirmou que causa estranhamento quando “quem ajudou a aquecer o planeta questiona o calor da amazônia”.

A postagem de Paes cita a declaração de Normando e Barbalho e diz que ambos foram “muito educados” nas respostas a Merz.

O presidente Lula (PT) também se manifestou nesta terça. “Ele [Merz] na verdade devia ter ido num boteco no Pará. Ele, na verdade, deveria ter dançado no Pará. Ele, na verdade, deveria ter provado a culinária do Pará, porque ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém”, disse./Folha SP

(Foto: Reprodução)

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

DestaquesOutros

Veja gabarito oficial do Enem 2025 e quais as questões anuladas

19 de novembro de 2025
DestaquesOutros

IBGE abre concurso com 9.590 vagas temporárias e salários de até R$ 3.379; veja como participar

19 de novembro de 2025
CearáDestaques

Do nada, poste cai sobre carro e dona do veículo fica no prejuízo

19 de novembro de 2025
CearáDestaquesPolítica

Ciro Nogueira sinaliza flexibilização na Federação União Progressista nos estados, ação causa impacto na política cearense

19 de novembro de 2025

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Ceará
  • Destaques
  • Educação
  • Espaço Aberto
  • Esporte
  • Famosos
  • Geral
  • Interior
  • Internacional
  • Municípios
  • Opinião
  • Outros
  • Policial
  • Política

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Opinião Outros Policial Política
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?