Em 2020, o atual candidato Oscar Rodrigues (União Brasil) perdeu a eleição para o atual prefeito Ivo Gomes, mas ainda ficou com 40,77% dos votos, fato que o credenciou a permanecer na disputa novamente.
Izolda Cela assumiu o Governo do Estado com a saída do então governador Camilo Santana para disputar uma cadeira no Senado em 2022. Ela ficou no meio de um fogo cruzado na briga dos irmãos Ferreira Gomes, de um lado, Ciro Gomes, defendendo Roberto Cláudio e o senador Cid Gomes e o prefeito Ivo Gomes defendendo o nome de Izolda para reeleição. O PDT então, resolveu lançar Roberto Cláudio e a outra ala divergente passou a apoiar Elmano de Freitas (PT) que saiu vitorioso ainda no primeiro turno. Após o fim do mandato de governadora, Izolda seguiu para o MEC e agora retorna como candidata apoiada pelo prefeito Ivo Gomes em Sobral.
O deputado estadual Oscar Rodrigues tenta quebrar uma hegemonia de 25 anos do grupo político liderado agora Cid e Ivo Gomes, que comandam a prefeitura de Sobral, o qual pertence Izolda Cela. O domínio dos Gomes começou com a eleição de Cid, no final da década de 1990. Ele permaneceu na prefeitura de Sobral de 1997 a 2004, depois veio Leônidas Cristino (PDT), Veveu Arruda (PT) e agora Ivo Gomes (PSB).
Os dois grupos políticos que disputam à prefeitura de Sobral são fortes, eles tem estrutura política, financeira e partidária e já são nomes conhecidos do eleitorado sobralense.
(Foto: Divulgação)