/‘O Brasil vai vencer pela arte’, diz Fernanda Montenegro na abertura do 29º Cine Ceará, em Fortaleza

‘O Brasil vai vencer pela arte’, diz Fernanda Montenegro na abertura do 29º Cine Ceará, em Fortaleza

“O Brasil vai vencer pela arte”, foram as palavras da atriz Fernanda Montenegro ao subir ao palco. Ela relembrou o convite feito por Karim Aïnouz para fazer parte do filme, por meio de uma carta. “A história das mulheres no Brasil e no mundo é muito mal contada. São histórias realmente invisíveis. É necessário torná-las visíveis, pulsantes, vivas. Foi no meio destas tantas histórias e lembranças, e sonhando com os personagens, que eu passei a ver a personagem de Eurídice, no tempo presente, como você. No caso, era eu”, contou a atriz.

Antes da exibição do filme, Karim Aïnouz, homenageado da noite com o Troféu Eusélio Oliveira, comentou sobre a reprodução do filme em sua cidade de origem. “É muito emocionante poder estar mostrando o filme pela primeira vez no Brasil, no Nordeste, em Fortaleza, nesse cinema que foi onde eu vi o meu primeiro filme. Eu acho que um evento como esse, no dia de hoje, no Brasil, é pra ser celebrado. A gente tem entrado nas manchetes mundiais, nas últimas semanas, só falando de cinza. Então eu acho que é muito bonito falar de brilho, e não de cinza”, disse, em referência à crise ambiental com as queimadas no país, principalmente, na Amazônia.

O governador do Ceará, Camilo Santana, também se manifestou com críticas à atual política do governo federal em relação à cultura. “Desde que eu assumi o governo, tenho o compromisso de investir 1,25% da receita líquida do estado do Ceará na Cultura, num momento difícil, em que o primeiro lugar onde eles (gestores públicos) vão cortar é na cultura. Isso, por reconhecer que um país só tem cara, só valoriza suas raízes, só cria desenvolvimento, com a economia criativa muito forte, se ele investir em educação, em cultura, em ciências e tecnologia. E o Ceará vai procurar fazer na contramão do Brasil. Para cada ataque que houver na cultura brasileira, nós vamos responder com mais ação na cultura aqui no Ceará.

O Cine Ceará acontece até o dia 6 de setembro, no Cineteatro São Luiz e a entrada é gratuita a partir deste sábado (31), mediante ingressos com distribuição no local. A programação contará com mais de 40 filmes entre curtas e longas, exibidos nas salas de cinema. Este ano o festival bateu recorde de inscritos, recebendo mais de 1.271 filmes de 12 países (México, Argentina, El Salvador, Venezuela, Chile, Peru, Espanha, Portugal, Cuba, Colômbia, Bolívia e Brasil)./ G1

Comente com Facebook