O lançamento da 29ª edição do Cine Ceará, na noite desta sexta-feira (30/08), foi marcado pela apresentação do filme “A Vida Invisível”, do diretor cearense Karim Aïnouz, escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de melhor filme internacional. O evento, ocorrido no Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza, contou ainda com a presença das atrizes Fernanda Montenegro, Carol Duarte e Julia Stockler, além do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana.
“O Brasil vai vencer pela arte”, foram as palavras da atriz Fernanda Montenegro ao subir ao palco. Ela relembrou o convite feito por Karim Aïnouz para fazer parte do filme, por meio de uma carta. “A história das mulheres no Brasil e no mundo é muito mal contada. São histórias realmente invisíveis. É necessário torná-las visíveis, pulsantes, vivas. Foi no meio destas tantas histórias e lembranças, e sonhando com os personagens, que eu passei a ver a personagem de Eurídice, no tempo presente, como você. No caso, era eu”, contou a atriz.
Antes da exibição do filme, Karim Aïnouz, homenageado da noite com o Troféu Eusélio Oliveira, comentou sobre a reprodução do filme em sua cidade de origem. “É muito emocionante poder estar mostrando o filme pela primeira vez no Brasil, no Nordeste, em Fortaleza, nesse cinema que foi onde eu vi o meu primeiro filme. Eu acho que um evento como esse, no dia de hoje, no Brasil, é pra ser celebrado. A gente tem entrado nas manchetes mundiais, nas últimas semanas, só falando de cinza. Então eu acho que é muito bonito falar de brilho, e não de cinza”, disse, em referência à crise ambiental com as queimadas no país, principalmente, na Amazônia.