O governo federa por meio do Ministério da Educação (MEC), realizou nesta quarta um encontro com as 21 escolas que atingiram nota 10 no ldeb 2023 para o 5º ano do ensino fundamental. Participaram do evento Secretários de Estado da Educação, Dirigentes Municipais de Educação, estudantes, pais, responsáveis e representantes das escolas que se destacaram foram recebidos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
Para o presidente da República, é necessário que todas as escolas do País conheçam as atividades e experiências desenvolvidas nas instituições com 10 pontos no Ideb, para que as boas práticas possam ser replicadas. “Agora, nós temos a tarefa de pegar o que acontece de fato dentro de uma escola como a de vocês, que motiva vocês a virarem nota 10, e o que acontece na escola de vocês nós precisamos garantir que aconteça em todas as escolas do Brasil”, disse.
Lula ainda afirmou que quanto menos estudo, menos possibilidade de vencer na vida, de viver uma vida melhor: “E o que vocês estão me trazendo aqui é um exemplo de que é possível a gente virar este País de ponta-cabeça e fazer da educação a coisa mais importante. Não há, na história da humanidade, nenhum país que se desenvolveu sem antes fazer investimentos na educação, por isso é que, quando tomamos posse, em 2023, eu proibi utilizar a palavra ‘gasto’ em educação”.
Já Camilo Santana destacou que o depoimento e as experiências de cada escola apresentados na cerimônia permitem que uns aprendam com os outros. “Fico muito feliz de receber aqui as 21 escolas que tiraram 10 no Ideb, que são todas do Nordeste brasileiro, de Alagoas, Pernambuco e do Ceará, mas nós queremos que todos os estados do Brasil tenham também escolas nota 10. Esse é um esforço de todos nós e para o qual estamos trabalhando”, ressaltou o ministro.
Confira as escolas premiadas:
Municípios e escolas – As 21 escolas que atingiram nota 10 no ldeb 2023 para o 5º ano do ensino fundamental são de 12 municípios dos estados do Ceará, Alagoas e Pernambuco. Confira abaixo a relação de municípios cujas escolas foram reconhecidas:
Coreaú (CE)
– Escola Municipal Nossa Senhora da Paz
Cruz (CE)
– Escola de Ensino Fundamental (EEF) João Evangelista da Cruz
– Escola Macario José de Farias
Itapiúna (CE)
– Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Renascer
Mucambo (CE)
– Escola Antonia Ferreira dos Santos
– Escola José Domingos de Alcantara
Novo Oriente (CE)
– EEF Francisco Severiano Sousa
Pires Ferreira (CE)
– Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Francisco Ferreira Santiago
– EEMTI Alzira Maria de Araújo
Sobral (CE)
– Escola Leonília Gomes Parente
– Escola Raimundo Santana
– Escola Mocinha Rodrigues
– Escola Antenor Naspolini
– Escola Antônio Custodio de Azevedo
Solonópole (CE)
– EEIEF Pedro Afrodisio Nogueira
Custódia (PE)
– Escola Municipal Manoel Leandro de Morais
Coruripe (AL)
– Escola de Educação Básica Vereador José Wilson Melo Nascimento
– Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Rocha Santos Silva
Teotônio Vilela (AL)
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral Professora Marcia Neusilene da Trindade Batista
– Escola Municipal de Educação Básica José Pereira de Andrade
União dos Palmares (AL)
– Escola Municipal Dr. José de Medeiros Sarmento