Mudar de supermercado pode render economia de até R$ 2,8 mil

3 Min. de Leitura

São Paulo – Mudar um hábito e trocar o supermercado no qual são realizadas as compras do mês pode fazer você economizar até 2.820 reais por ano. É o que conclui a 12ª edição do Guia de Preços de Supermercados da associação de consumidores Proteste.

A maior economia é registrada caso o consumidor que faça compra de marcas mais baratas (sem incluir carnes e hortifruti) no supermercado Vip, no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo, passe a fazer suas compras no Assaí, localizado no bairro vizinho Carrão.

Em dez comparações feitas em cinco cidades, os chamados atacarejos são sempre apontados como a opção mais barata. O campeão de preço baixo, segundo a pesquisa, é o Atacadão, que é apontado como opção mais barata em seis comparações.

Quem troca as compras em hipermercados e supermercados pelo atacarejo economiza, pelo menos, 960 reais ao ano. É a menor economia registrada na pesquisa, na cidade de Belém, no Pará.

A pesquisa também mostra que o preço de um produto pode variar até 261% entre os supermercados, caso de um tomate, cujo valor variou de 2,49 reais a 8,99 reais na pesquisa. Já um mesmo vinho custa de 9 reais a 27 reais entre os estabelecimentos pesquisados.

O levantamento foi feito em 1.300 estabelecimentos espalhados por 22 cidades e 15 Estados, além do Distrito Federal. Foram visitados hipermercados, supermercados e atacados.

O estudo se baseou no custo total de duas cestas de compras, definidas de acordo com dois perfis de consumidores. A primeira foi composta por 104 produtos com marcas líderes de venda nas categorias mercearia, higiene e limpeza, perecíveis, hortifruti, entre outros. Já na segunda foram incluídos 90 produtos das marcas mais baratas encontradas em cada estabelecimento, sem a inclusão de carnes, frutas, verduras e legumes.

A conclusão da Proteste é de que vale sempre a pena pesquisar e a economia obtida em um supermercado um pouco mais distante pode ser maior do que gastar um pouco mais de combustível para chegar até lá.

No site da associação, é possível simular mais resultados de acordo com endereço de residência e perfil de compra. Também é possível escolher alguns produtos para encontrar o supermercado que tem o melhor preço para a compra específica.

(Exame)

Compartilhar Notícia