O ex-secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, é o responsável pelo programa econômico do presidenciável Ciro Gomes(PDT). Mauro Benevides Filho, em entrevista ao Estadão falou sobre os principais pilares que irão nortear a política econômica do País, caso Ciro Gomes venha a assumir a presidência da República.
Mauro é enfático em vários pontos. Ciro será o melhor presidente da historia do Brasil, declara. Afirma ainda que o eleitorado de esquerda precisa entender que, sem ajuste nas contas públicas, não há recursos para o governo promover políticas sociais e fazer investimentos. “O primeiro passo é fazer ajuste fiscal. É compromisso inarredável da gestão Ciro”, Pontua.
Mauro Filho acrescenta ainda que para aumentar receitas, será preciso tributar lucros e dividendos, aumentar a alíquota do imposto sobre herança e recriar a CPMF, mesmo que de forma temporária, para reduzir a dívida pública.
Quanto a Previdência ressaltou que é preciso migrar o sistema de Previdência para o de capitalização de contas individuais, no qual a aposentadoria é resultado do que cada um poupa ao longo da vida. “Se não alterar o regime de repartição, todo governo será molestado com isso. É uma questão fundamental mexer no sistema previdenciários e vamos ter que enfrentar. Pontua Mauro Filho.
Em relação aos problemas que precisam ser enfrentados a curto prazo ele é direto. Temos que resolver a situação do ajuste fiscal. ” Ajuste não pode ter ideologia. Não é um fim em si mesmo. Isso é uma falácia que precisa ser demolida, sobretudo entre o pessoal mais à esquerda. Ajuste fiscal é para que o Estado possa atender demandas da população, ter capacidade de investimento, declara.
Mauro filho também defende que é muito importante assegurar a competitividade e o aumento da produtividade. Todavia, acrescenta que isso não pode ser de imediato, para não expor o País. “Temos que criar as condições. Primeiro, a estrutura de financiamento, ajustar aparte fiscal, baixar juros, trabalhar com o Banco Central para reduzir spread, mexer na estrutura tributária. Qual é o setor menos exposto? Vai escolhendo. Quero que taxa de juros baixe logo com a mudança de expectativas. No primeiro ano de governo, é fato. Declara o economista.
O ex-secretário da Fazendo do Ceará, também fala sobre a política de juros e diz que não se derruba juros por decreto, ele baixa pelas condições. Para ele, há ainda um tema polêmico a se falar: lei de responsabilidade fiscal, teto de gastos, regra de ouro. Tudo é centrado no resultado primário. O que fazem EUA e Alemanha? Colocam teto para dívida total (incluindo gastos com juros).
Mauro Filho garante que Ciro irá respeitar os contratos. De acordo com ele, Ciro é conhecido por honrar contratos. Talvez tenhamos que indenizar, mas quebrar contratos, não faz parte da nossa política.
Ao ser indagado como o eleitor de esquerda vai receber essas propostas, Mauro Filho responde sem arrudeios. “O governo tem dinheiro para quê? Será que as pessoas não vão entender que, sem ajuste, não tem dinheiro? O eleitor de esquerda precisa de política social, quer ter escola de melhor qualidade, saúde e segurança. Portanto, é preciso de recursos para efetuar esses investimentos. Todos as propostas serão debatidas em todas as instâncias para que, em junho, Ciro bata o martelo. E finaliza reiterando, Ciro será o melhor presidente do Brasil, pode anotar.
(Reginaldo Silva, Ceará Noticias- com informações Estadão)