O PT se uniu de vez em Fortaleza para tentar superar reveses envolvendo adversários do primeiro turno e, em comício nesta sexta-feira (11/10), o presidente Lula associou o bolsonarista André Fernandes (PL), adversário do petista Evandro Leitão no segundo turno, aos ex-presidentes Jânio Quadros e Fernando Collor de Mello.
Lula aproveitou a agenda oficial que cumpriria em Fortaleza para participar de comício em apoio ao seu candidato à prefeitura, em sua primeira agenda no segundo turno. Aliados cobravam maior participação dele, sobretudo após o desempenho do partido na primeira etapa da campanha.
Marcado para as 17h13 (referência ao número do partido), o comício que contou com a presença do presidente começou depois das 18h e teve a participação também do ministro Camilo Santana (Educação), do governador Elmano de Freitas (PT) e da deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins. Ela ainda não tinha subido no mesmo palanque de Evandro na campanha eleitoral, e foi citada por todos que discursaram.
A união do partido em torno de Evandro busca funcionar como um antídoto aos reveses que o PT teve após a finalização do primeiro turno na cidade.
O ex-PM Capitão Wagner (União Brasil), candidato à prefeitura que ficou em quarto lugar no primeiro turno, afirmou que apoiará André Fernandes no segundo turno na capital. Presidente do partido no Ceará, Wagner disse que esse é seu posicionamento pessoal, não da legenda, e que sempre se posicionou “contra o sistema” e, portanto, não apoiaria o PT. E criticou o que seria uma “hegemonia” caso o PT ganhasse a prefeitura, já que o partido comanda o Governo do Ceará e a Presidência da República.
Já o terceiro colocado na disputa, o atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou que se manterá neutro na disputa no segundo turno. Ele recebeu 11,8% dos votos válidos.
A eleição em Fortaleza está acirrada. André Fernandes e Evandro Leitão estão tecnicamente empatados, de acordo com a primeira pesquisa de intenção de voto divulgada nesta quinta-feira (10).
O candidato bolsonarista possui 47% das intenções de voto, ante 45% do petista, com uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Outros 6% afirmaram votar em branco ou nulo, e 2% se dizem indecisos.
O levantamento foi contratado pelo grupo O Povo e entrevistou presencialmente 826 pessoas entre terça-feira (8) e quarta-feira (9) em Fortaleza. Foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo CE-03752/2024.
No primeiro turno, o candidato do PL terminou na liderança, com 40,20% dos votos válidos (excluindo os votos brancos e os nulos), seguido por Leitão, com 34,33% dos eleitores.
Antes da fala de Lula, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, fez comparações entre as gestões de Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no governo federal.
“[O eleitor] Quer o time do Lula, do Minha Casa, Minha Vida, ou um deputado que é contra o Minha Casa, Minha Vida?”, questionou o governador.
Já Evandro afirmou que irá reduzir as desigualdades sociais na capital do Ceará, ampliando os horário de atendimento dos postos de saúde e com foco também na saúde mental dos moradores.
“Já estamos empatados com nosso adversário, que esconde seu aliado, esconde o seu padrinho. Desde o início da minha campanha eu mostro a minha cara. Eu não escondo o meu time”, disse.
Lula chegou a Fortaleza na noite de quinta-feira. A estratégia de conciliar agendas oficiais com comícios deve ser repetida ao longo do segundo turno, como forma de otimizar a agenda do presidente e também evitar um evento apenas eleitoral, em que o seu partido teria de custear com os gastos de deslocamento.
A expectativa é a de que Lula se faça mais presente nas disputas locais, sobretudo em cidades em que a polarização é mais evidente, como Fortaleza. A capital do Ceará é considerada pelo PT uma das prioridades neste segundo turno, assim como São Paulo.
O PT chegou ao segundo turno em 13 cidades, incluindo quatro capitais.
No primeiro turno, o partido venceu a disputa pelas prefeituras de Contagem e Juiz de Fora. Mas foi derrotado em redutos petistas, como o ABC paulista, e em cidades-chave do interior e do litoral de SP, incluindo Araraquara, onde o candidato do PL, de Jair Bolsonaro, superou uma concorrente petista.
Lula também participará do Círio de Nazaré, em Belém (PA), a convite do governo do estado. Inicialmente, ele participaria ainda na noite de sexta (11) de uma agenda no Parque da Cidade e de outra no centro de convenções, mas foi cancelado pelo Planalto.
Agora, o presidente só participará da romaria fluvial o Círio de Nazaré no sábado (12), com o candidato Igor Normando (MDB)./Folha SP
(Foto reprodução)