Em julho, o partido realizará o Processo de Eleição Direta (PED) 2025, que irá definir a renovação das direções do partido nas esferas municipal, estadual e nacional.
De acordo com o estatuto do partido, em casos de vacância na presidência, um dos vice-presidentes deve assumir o cargo interinamente. Humberto Costa, um dos cinco atuais vice-presidentes, foi o nome indicado para ocupar o cargo. O senador terá 60 dias para convocar uma reunião interna do Diretório Nacional para confirmar o nome, conforme o estatuto.
Gleisi tomará posse na próxima segunda-feira (10/3) como ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Emocionada, a futura ministra agradeceu o apoio dos correligionários do Diretório Nacional e da militância nos oito anos em que comandou o PT.
“Então, minha profunda gratidão a vocês. Gratidão pela solidariedade, gratidão pela unidade política, gratidão pelo trabalho que vocês fizeram e por vocês terem acreditado, naqueles momentos muito difíceis, que era possível vencer”, enfatizou Gleisi Hoffmann.
A futura ministra mencionou o papel da militância na trajetória de luta do partido. “A militância é a força viva desse partido, senão nós seríamos como qualquer outro partido. Estaríamos lá no institucional, disputando eleições, tendo nossa bancada, falando, mas não teríamos essa alma, que é o que faz a diferença do PT”, Pontuou Gleisi.
Nas redes sociais Guimarães fez uma postagem destacando que ele, Gleisi e Humberto seguem trabalhando para construir um futuro próspero e democrático para todas as brasileiras e brasileiros.

(Foto: Divulgação/PT)