O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), participou do programa do Datena, “Brasil Urgente” da TV Bandeirantes e afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está inelegível e por isso não poderá disputar a eleição, como determina a Lei de Ficha de Limpa. De acordo com o ministro “o próprio Lula, que é um animal político, sabe que sua candidatura é inviável”. Destacou Gilmar.
Gilmar ainda falou sobre as críticas que os ministros recebem quando votam projetos contra a opinião pública. Para ele, o STF tem que ter coragem de manter posições contra o que a maioria da população deseja. “O indivíduo que me xinga ou xinga outros ministros se esquece que a polícia que bate na porta do político hoje, vai bater na porta dele também com truculência.”
Gilmar Mendes também falou da importância da transparência e do acompanhamentos dos processos sobre o foro privilegiado. “No STF os processos são acompanhados com total transparência, com escrutínio público. Mas se um desses processos descer para o interior de Pernambuco, por exemplo, ninguém irá acompanhar seu andamento.”
O ministro quando foi indagado sobre a possível candidatura do ex-colega de corte, Joaquim Barbosa, ressaltou que o ex-ministro é muito preparado, não resta menor dúvida, mas ele encontrará grandes dificuldades para dialogar com a classe política, que requer muita flexibilidade, por essa razão, acredito que ele encontrará grandes obstáculos em relação a esse diálogo com a classe política.