O ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, deu uma declaração ao Estadão afirmando que o único caminho de acesso ao poder é pelo voto.
A declaração do general ocorre no momento em que crescem os pedidos por intervenção militar no País. Frequentemente é possível encontrar faixas e cartazes em meio a greve dos caminhoneiros, além de áudios e vídeos que pedem a volta dos militares ao comando do Brasil.
General Luna é o primeiro militar a assumir o Ministério da Defesa. Para ele, “As Forças Armadas trabalham 100% apoiadas na legalidade, com base na Constituição e sob a autoridade do presidente da República. E esse dispositivo, intervenção militar, não existe na Constituição.
O militar e Ministro da Defesa disse que essas manifestações de pedido de intervenção chegam a incomodar, pois, em determinados momentos passa a impressão de que as Forças Armadas estão por trás de uma insuflação desse pedido de intervencionismo e, isto não é verdade. E reitera que o caminho para chegar ao poder é através do voto.