Como funciona: A faixa será pintada de azul e ficará no centro da via. A medida regulamenta o uso do chamado “corredor”, utilizado informalmente pelos motociclistas. Com essa faixa dedicada às motos, os condutores podem ganhar mais segurança e conforto, semelhante às ciclofaixas e corredores de ônibus e táxis.
A largura da faixa azul varia entre 1,10 m e 1,20 m, conforme o limite de velocidade da via:
- 1,10 m para vias de até 50 km/h
- 1,20 m para até 60 km/h
✅ O QUE PODE
- Motociclistas podem circular em outras faixas: A faixa preferencial não é obrigatória, é apenas uma recomendação para organizar melhor o fluxo.
- Adaptação da sinalização e das faixas: As vias serão modificadas para acomodar a faixa preferencial, com intervenções físicas e visuais.
- Velocidade controlada: A velocidade permitida na faixa azul será a mesma da avenida onde estiver instalada. O projeto ainda passa por uma avalição e estudos técnicos.
- Uso com prudência: Motociclistas devem manter a velocidade controlada e respeitar os demais veículos.
❌ O QUE NÃO PODE
- Motociclistas não podem usar a faixa preferencial para acelerar: A faixa não é um espaço para velocidade acima do permitido.
- Veículos automotores devem evitar transposição brusca de faixas: Isso pode gerar conflitos e comprometer a segurança.
- Desrespeitar a sinalização ou a prioridade da faixa: A proposta visa disciplinar o trânsito e reduzir conflitos, então o uso inadequado compromete o objetivo da intervenção.
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, a intenção por meio dessa novidade é ordenar o trânsito e diminuir o risco de acidentes. As faixas azuis já foram implementadas em outras grandes capitais brasileiras, como São Paulo e Recife.
A cada três meses, a Prefeitura e o Governo do Estado vão produzir relatórios com resultados sobre o que mudou a partir dessa implementação.
Especialista aponta falhas
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, a intenção por meio dessa novidade é ordenar o trânsito e diminuir o risco de acidentes. As faixas azuis já foram implementadas em outras grandes capitais brasileiras, como São Paulo e Recife.
A cada três meses, a Prefeitura e o Governo do Estado vão produzir relatórios com resultados sobre o que mudou a partir dessa implementação.
Especialista aponta falhas
Fortaleza, no entanto, enfrenta uma crise nos ônibus que afeta diariamente os passageiros. No fim do mês de setembro, por exemplo, houve a suspensão repentina de 25 linhas de ônibus na capital, afetando cerca de 9 mil passageiros.
As linhas voltaram a funcionar após protestos da comunidade, mas o transporte coletivo de Fortaleza segue enfrentando problemas como falta de conforto, insegurança, demora e altos custos.
Outras vias serão contempladas
De acordo com a prefeitura, a escolha da Av. Humberto Monte nesta fase inicial levou em consideração critérios como ocorrência e severidade de acidentes; existência prévia de infraestrutura cicloviária; e condições geométricas adequadas que permitissem manter a seção viária, sem necessidade de alterar o número de faixas ou as permissões de estacionamento existentes.
Durante o período de teste, a AMC acompanhará os efeitos da intervenção, analisando os resultados alcançados, recomendações técnicas e parâmetros que visem aprimorar o uso da sinalização.
Além da Avenida Humberto Monte, a Faixa Azul será implantada também na Avenida Santos Dumont, com início previsto para o mês de novembro./g1
(Foto: Reprodução)