Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > Conselho de Ética analisa cassação de Eduardo Bolsonaro nesta quarta
DestaquesPolítica

Conselho de Ética analisa cassação de Eduardo Bolsonaro nesta quarta

Ultima atualização: 22/10/2025 10:17 AM
Redação
Compartilhar
3 Min. de Leitura
Compartilhar

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados vai votar, nesta quarta-feira (22/10), se aceita ou não a inadmissibilidade da ação para cassar o mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

A representação é de autoria do Partido dos Trabalhadores, que pede a cassação de Eduardo Bolsonaro por “ataques verbais a instituições democráticas, como o Supremo Tribunal Federal (STF), e por tentar influenciar autoridades estrangeiras a impor sanções contra o Brasil”.

O relator da representação, o deputado Marcelo Freitas (União Brasil-MG), pediu o arquivamento da representação contra o filho “03” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no último dia 8 de outubro.

“[As manifestações configuram] exercício do direito de crítica política plenamente protegido pela imunidade material, e qualquer tentativa de imputar quebra de decoro por atentado contra a democracia constitui extrapolação interpretativa”, disse Marcelo Freitas na apresentação do relatório.

Na época, foi concedida a vista coletiva para o colegiado. O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a questionar a imparcialidade do relator e pediu a suspeição de Freitas, mas foi indeferida pelo presidente do Conselho de Ética, Fábio Schiochet (União Brasil-SC).

Eduardo é defensor das sanções impostas pelo governo Donald Trump, incluindo o tarifaço, a cassação de vistos contra autoridades e a imposição de medidas contra o ministro Alexandre de Moraes e a esposa do magistrado, com base na Lei Magnitsky.

No fim de setembro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Eduardo Bolsonaro pelo crime de coação no curso do processo. O Ministério Público Federal avalia que o deputado tentou influenciar o rumo de ações contra o pai, por meio das sanções econômicas do governo Donald Trump ao Brasil.

A reunião do Conselho de Ética começa às 14h. Além do caso de Eduardo Bolsonaro, o colegiado analisa a abertura de mais 10 processos.

Lindbergh também é alvo

Além do caso de Eduardo, o colegiado também deverá deliberar sobre a admissibilidade da representação contra o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ). O relator do caso, Del. Fábio Costa (União Brasil-AL), votou a favor de receber a ação.

O PL acionou a Câmara depois que Lindbergh chamou o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) de “canalha” e “vagabundo” por causa do episódio envolvendo Gleisi Hoffman, que é namorada do deputado petista.

Antes da votação, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse que vai articular pela derrubada do processo contra Lindbergh. Havia um acordo entre parlamentares para derrubar a ação em troca da votação da suspensão da ação penal contra Gayer, aprovada pela Câmara na última semana./Metrópoles

(Foto: Reprodução)

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

DestaquesPolítica

Band manterá debate só com Lula e deixará púlpito de Flávio vazio

13 de outubro de 2026
DestaquesPolítica

Apoio do centrão deflagra corrida por possível ministério de Flávio, que avalia antecipar nomes

13 de outubro de 2026
DestaquesOutros

Adolescente de 13 anos atira em amigo com arma do pai em Chapecó (SC), diz polícia

13 de outubro de 2026
DestaquesOutros

Morre Netinho, a voz de uma geração do axé, aos 60 anos

13 de outubro de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?