A Enel Distribuição Ceará tem um prazo de cinco dias para comprovar ao Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) que informou previamente os consumidores sobre o novo modelo de cobrança da companhia, que gerou duas contas de energia com vencimento em um mês. A notificação do órgão municipal de defesa do consumidor foi enviada à concessionária de energia nesta terça-feira (23/07). Caso não preste esclarecimentos, a empresa pode ser multada em até R$ 13 milhões.
A Enel informou que a situação é decorrente de uma mudança no sistema comercial da companhia, ocorrida a partir do início deste mês de julho. A empresa afirma que não se trata de cobrança dupla ou indevida, já que as contas se referem a leituras do consumo mensal realizadas em períodos distintos. Ainda conforme a Enel, os consumidores foram avisados da mudança por meio de carta, enviada junto à fatura. No entanto, alguns consumidores ouvidos pela reportagem disseram não terem sido alertados.
De acordo com o Procon Fortaleza, em uma semana, o número de reclamações contra a Enel envolvendo dúvidas na cobrança das contas de energia cresceu 1.800%.
“Somente no período de 15 e 19 de julho, o número de reclamações sobre o assunto chegou a 19 reclamações, o que representa um crescimento de dezoito vezes o número de reclamações registrado entre os dias 8 a 13 de julho”, informou o Procon.
A reclamação pode ser realizada no portal da Prefeitura de Fortaleza, no campo “Defesa do Consumidor” , bem como presencialmente no Procon Centro, nas unidades dos Vapt Vupts de Antônio Bezerra e de Messejana, e na Regional V. O telefone do Procon Fortaleza para denúncias e informações é o 151./ G1