Nesta quarta-feira (24/02) o prefeito de Santa Quitéria, Braguinha, ao lado da vice-prefeita, a médica, Lígia Protásio e do secretário de Saúde, Adeilton Mendonça, anunciaram em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais que o município entra em lockdown, restringindo os deslocamentos não essenciais.
De acordo com o prefeito Braguinha, a medida foi adotada após uma série de reuniões com prefeitos das cidades vizinhas, secretários de saúde, conversas com o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, que estará no município na manhã desta quinta-feira (25/02) para acompanhar de perto as ações do município, além de encontros com o setor produtivo da cidade e especialistas da área da saúde. Braguinha, ressaltou o crescente número de casos nos últimos dias, apontando que só o isolamento social rígido poderia interromper o alto grau de disseminação do vírus no município.
O Secretário de Saúde, Adeilton Mendonça disse que nas duas últimas semanas foi aberto um hospital de campanha com 12 leitos e que hoje já tem 16 pacientes sendo atendidos, além de outros que foram transferidos para Sobral e Fortaleza. A transmissão e os casos agora atingem a todas as camadas sociais, das crianças aos idosos. “O lockdown é uma medida extrema , porém necessária no momento para tentar conter a disseminação do vírus,” defende o secretário.
A vice-prefeita, Lígia Protásio destacou a importância dos cuidados com o isolamento social, a higienização e a participação da sociedade para poder vencer esse inimigo que tem ceifado a vida de muitos irmãos quiterienses, foram as ponderações da médica, solicitando o apoio da população as medidas adotadas.
A partir de meia noite, desta quarta-feira (24/02) só funcionarão no município os serviços extremamente essenciais.
Nesta quinta-feira (25/02), o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, visita o município, para acompanhar de perto os problemas da cidade e deve anunciar alguma ajuda para que Santa Quitéria possa sair da maior crise de saúde que já vivenciou em toda sua história.






