Confira a posição do seu município na avaliação do SPAECE-9º ano nos Sertões de Crateús, quem lidera e quem ocupa as últimas colocações

3 Min. de Leitura

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE.

A avaliação dos rendimentos dos alunos de todos os municípios cearenses tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.

Nos Sertões de Crateús a avalição referente ao 9º ano, classificada de fundamental importância por ser a porta de entrada para o Ensino Médio, analisa os índices considerados essenciais para evolução do quadro de desenvolvimento do aluno ao longo da jornada do Ensino Fundamental.

Na região da Crede 13, O município de Novo Oriente e Tamboril, lideram as primeiras colocações em Língua Portuguesa. Já Crateús e Nova Russas ocupam as últimas posições. As avaliações foram realizadas em 2023 e publicadas em 2024, pela Secretaria da Educação Básica.

Confira a posição dos municípios da Crede 13, em relação a proficiência em Língua Portuguesa:

Já em relação a avalição de proficiência em Matemática nos municípios da Crede 13, nos Sertões de Crateús, o município de Catunda assume a liderança, agora seguido pelo município de Ararendá, enquanto Crateús e Nova Russas seguem ocupando as últimas posições.

O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos; Avaliação da Alfabetização – SPAECE-Alfa (2º ano); Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (3a séries).

É importante salientar que a Educação brasileira sofreu uma queda durante os anos da pandemia, essas avaliações em larga escala servem como instrumento de análise para definição de estratégias futuras para recuperação do ensino nos anos em que são avaliados os alunos do 2º, 5º e 9º anos, além da 3ª séries do Ensino Médio.

O Governo do Ceará prepara uma festa para premiar as escolas Nota 10, no próximo dia 28 de junho, às 9h, no Centro de Eventos do Ceará, onde todos os municípios cearenses deverão se fazer presentes para receber as premiações, do SPAECE- 2º, 5º e 9º ano.

A premiação para essas escolas, alunos e professores é importante do ponto de vista do incentivo profissional e financeiro para os municípios, bem como para nortear e melhorar os resultados em Língua Portuguesa e Matemática dentro do município, além de avançar sua posição em relação aos demais municípios cearenses.

(Imagens: professor_adonis/Instagram)

Compartilhar Notícia