/Chove em 45 municípios do Ceará; Ipueiras recebe maior precipitação

Chove em 45 municípios do Ceará; Ipueiras recebe maior precipitação

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 45 municípios cearenses das 7h de sexta-feira (26/04) às 7h de sábado (27/04). A maior precipitação ocorreu em Ipueiras, na Região da Ibiapaba, com 45,2 milímetros.

Além de Ipueiras, os os municípios que receberam o maior aporte de chuva até o início da manhã deste sábado foram Ipaumirim, com 39,4 milímetros, Aracati, com 38,8 milímetros, e Icapuí, com 37,4 milímetros.

De acordo com a Funceme, a condição indicada de precipitações se deve à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte da Região Nordeste. A ZCIT é uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre e é tido como o principal sistema indutor de precipitações neste período do ano.

PREVISÃO PARA SÁBADO E DOMINGO

“Sábado os ventos alísios tendem a confluir um pouco mais acima da posição em que se encontram atualmente, mas, mesmo assim, ainda temos condições de chuva para a parte mais norte do Ceará. Já no domingo, pelos resultados observados dos modelos numéricos regional e global, teríamos o retorno da ZCIT para mais próximo da costa do estado”, comenta o meteorologista Raul Fritz.

Diante dos resultados, a Funceme prevê, para este sábado (27), nebulosidade variável com eventos de chuva no Centro-Norte. Na Região Sul, possibilidade de chuva.

Já para o domingo (28), a tendência apontada, neste momento, é de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral. No Maciço de Baturité e na Ibiapaba, chuvas isoladas. Nas demais regiões, possibilidade de chuva.

As condições continuarão sendo avaliadas, pois, a depender a possível formação de um sistema sobre o Nordeste – Cavado de Altos Níveis (CAN) – poderá interferir nas condições./ G1

Comente com Facebook