Ao contrário da tendência dos últimos anos o crescimento no número de pessoas com acesso à internet está diminuindo. De acordo com a Comissão de Banda Larga da Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto os países de economia rica possuem quase por totalidade acesso ao meio virtual, nos 48 países mais pobres do mundo 90% da população não têm acesso à rede. A o relatório divulgado nesta segunda-feira, 21, pela organização.
Segundo o relatório, mais da metade da população mundial (57%), cerca de quatro bilhões de pessoas, não possuem acesso regularmente à internet. No entanto, a análise aponta que o número de usuários no Facebook ultrapassa os registros de acessos à rede.
Com os números, a Comissão de Banda Larga estima que seja improvável que a marca de quatro bilhões seja superada antes de 2020. No entanto, é estimado até o final deste ano 3,2 bilhões de pessoas de todo mundo devem utilizar a internet. Número que supera o do ano passado que registrou cerca de 2,9 bilhões de acessos à rede.
Apesar da exorbitante quantidade de pessoas online, o relatório aponta que a quantidade ainda está abaixo da meta estimada pela ONU. De acordo com a Organização, 60% das pessoas devem estar logadas até 2020. Entretanto, este é o ponto crucial para o acesso. “Chegamos a um ponto de transição no crescimento da internet”, afirmou o relatório. (O Povo Online).