Ceará: Universidade reforça segurança após mensagem nazista com ameaça

2 Min. de Leitura

A Secretaria da Segurança Pública investiga e tenta identificar quem fez mensagens de ameaça e desenhos com símbolo nazista no banheiro da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral.

Alunos da UVA encontraram no quadro nesta terça-feira (14/3) uma suástica, símbolo que faz alusão a Adolf Hitler e ao partido nazista na Alemanha que pregava o extermínio de judeus e população marginalizada na década de 1930 naquele país.

Apologia do nazismo usando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime é crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão.

A Polícia Civil afirmou que um estudante registrou um boletim de ocorrência informando que uma mensagem com teor de ameaça foi vista na parede de um banheiro do campus, que fica no bairro Derby Clube.

Segundo a Polícia Militar, houve reforço do policiamento tanto no interior, quanto nos arredores do campus. A Delegacia Municipal de Sobral investiga e realiza investigações para identificar o autor da mensagem.

A instituição de ensino também se pronunciou e lamentou as ameaças e ato de vandalismo em apologia ao nazismo.

Confira Nota da Universidade:

“FASCISTAS NÃO PASSARÃO!

Ontem fomos surpreendidos com essa ameaça absurda no banheiro do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Nossa Universidade é território antifascista e não aceitaremos intimidação e nem a apologia ao ódio e ao nazifascismo. Precisamos de medidas de prevenção e combate às ideias de extrema direita em nossa Universidade.

O nazifacismo se movimenta no projeto de extermínio das populações socialmente marginalizadas, mas é preciso reafirmar que a organização de estudantes é essencial para varrer o fascismo das universidades e torná-las um território ocupado pelas mulheres, pessoas trans, pessoas negras, indígenas, periféricas, PCDs e etc.”

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "juntos A LIVA É TERRITÓRIO ANTIFASCISTA!"

Compartilhar Notícia