Chagas Vieira tem se comportado como uma espécie de escudo do governo, respondendo a ataques de líderes da oposição, os quais acredita serem inverídicos e rebate com informações e dados concretos da gestão do governador Elmano de Freitas (PT), ao mesmo tempo em que subsidia parlamentares e líderes governistas com as armas necessárias para defesa da base do governo Elmano.
Essa tem sido a tônica de oposição e base governista. Contudo, o cidadão que está na ponta, procura mesmo por soluções sobre a alta de preços, que vão além do debate político e fogem ao controle de qualquer governo e obedecem a uma lógica de uma lei invisível que rege o mercado, a lei da oferta e da procura, que muitas vezes e, como acontece agora, são influenciadas por fatores externos, como fatores climáticos, que neste período específico tem afetado os produtos como café, chocolate, azeite e ovos.
O governo federal vem tomando medidas que irão ajudar muito na redução dos preços, mas não garantem um resultado satisfatório a curto prazo, o mercado tem seus caprichos., contudo, as medidas estão sendo tomadas. No Ceará, o governador Elmano de Freitas já tem 37 produtos da cesta básica com a alíquota do ICMS zerada, outros 14 produtos tem redução de 65%, isso ainda garante uma cobrança de 7% sobre estes últimos produtos. O governador também já sinalizou que um estudo está sendo concluído para tentar zerar essas alíquotas, agora é aguardar sua conclusão e a decisão do governador.
Confira agora a lista dos produtos com ICMS de alíquota zerada no Ceará de acordo com a Sefaz:
- Abacaxi
- Acerola
- Ata
- Banana
- Batata-inglesa
- Beterraba
- Brócolis
- Cebola
- Cenoura
- Chuchu
- Coco verde
- Frango in natura
- Farinha de mandioca
- Feijão
- Goiaba
- Graviola
- Laranja
- Leite de cabra
- Leite in natura
- Limão
- Mamão
- Manga
- Maracujá
- Melancia
- Melão
- Milho
- Ovos
- Ovinos e caprinos
- Pedúnculo de caju
- Pescado
- Pimentão
- Pitaia
- Queijo tipo coalho
- Rapadura
- Tangerina
- Tomate
- Uva
Confira a lista de produtos que têm redução de 65% na base de cálculo e são taxados em 7% de ICMS no Ceará segundo a Sefaz:
- Arroz branco, agulhinha e parboilizado
- Açúcar cristal
- Abacate, jaca e abóbora
- Banha de porco
- Café torrado e moído
- Carne bovina, bufalina e suína
- Farinha e fubá de milho
- Fécula de mandioca
- Margarina e creme vegetal
- Mel de abelha em estado natural
- Óleo comestível de soja, de algodão e de palma
- Rã
- Sal marinho
- Água mineral natural e água adicionada de sais envasadas