Ceará e demais estados do Nordeste firmam cooperação com o Banco Mundial para desenvolver cadeia do Hidrogênio Verde na Região

2 Min. de Leitura

Os governadores dos estados do Nordeste e o Banco Mundial assinaram, na manhã desta terça-feira (25/9), em Brasília, um Memorando de Entendimento para estimular o desenvolvimento da cadeia do Hidrogênio Verde na Região.

A iniciativa pretende consolidar o Nordeste como um polo mundial da economia verde. A cooperação foi celebrada na reunião do Consórcio Nordeste, com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A cooperação estabelece as seguintes ações: desenvolver mecanismos financeiros que permitam futuros projetos relacionados com hidrogênio de baixo teor de carbono e à preservação do bioma Caatinga; explorar eventuais oportunidades de projetos de energia solar, água e saneamento; e promover a troca de experiências, conhecimentos e financiamento de infraestrutura pública digital para a expansão da conectividade, o desenvolvimento de plataformas digitais, melhores práticas em segurança cibernética e fomentar o desenvolvimento de habilidades digitais.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou que a mudança de matriz energética é uma oportunidade histórica e de justiça social para o Brasil e o Nordeste. “O memorando de hoje é para aproveitarmos a experiência do Banco Mundial e aplicar em nosso projeto de desenvolvimento para o Hidrogênio Verde no Ceará, para colhermos as experiências que o Banco tem em outros lugares do mundo” disse.

Compartilhar Notícia