André Fernandes saiu muito fortalecido no processo eleitoral na disputa pela prefeitura de Fortaleza sendo apontado na reconfiguração política do estado como a nova liderança de oposição. Em uma eleição muito acirrada na capital cearense- André perdeu para o petista Evandro Leitão- mas ganhou notoriedade no bloco de oposição aos governos do Partido dos Trabalhadores.
Logo após o pleito, André Fernandes que escondeu durante toda a campanha eleitoral o nome de Jair Bolsonaro, reapareceu nas redes sociais ao lado do ex-presidente, deixando claro de quem seria o comando político no estado, ou seja, André Fernandes, seguiria fielmente o comando do capitão Jair Messias Bolsonaro.
Antes o que era apenas conjectura, se confirmou com a declaração de Jair Bolsonaro, dizendo que uma vaga para o Senado no Ceará é do deputado estadual Alcides Fernandes, pai do deputado federal André Fernandes, Como o parlamentar não tem idade para concorrer nem ao Senado nem ao governo do estado, André Fernandes deve mesmo indicar o genitor, com a possibilidade de lançar lançar uma possível candidatura ao governo do estado.
No bloco de oposição, Capitão Wagner (União) e Roberto Cláudio (PDT) também se articulam para marcar terreno na chapa majoritária, mas os principais líderes de oposição, não tem demonstrado unidade até aqui para o pleito de 2026.
Embora ainda seja muito cedo para definições, mas, as declarações de ambos os lados vão apontando as direções e os rumos que devem ser tomados em 2026.
Na entrevista Bolsonaro ainda lançou dois membros da família para o Senado, Michelle Bolsonaro disputaria por Brasília e Eduardo Bolsonaro por São Paulo.
(Reginaldo Silva, Ceará Notícias)