Ainda Estou Aqui foi ganhando cada vez mais notoriedade ao longo de suas exibições pelo mundo. Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro e recebeu elogios de colegas de Hollywood como Ariana Grande e Demi Moore. Diversos veículos especializados internacionais também elogiaram a qualidade do longa. Em determinado momento, o filme de Salles passou a ser considerado como favorito.
O filme Ainda Estou Aqui fez sua estreia no Festival de Veneza, em setembro de 2024, quando recebeu o prêmio de melhor roteiro. A partir dali, Walter Salles, muitas vezes acompanhado por Fernanda Torres, Selton Mello e produtores do longa, passaram a participar da temporada de premiações.
Ao longo dos meses, diversos veículos da crítica internacional elogiaram o filme de Salles como o The New York Times. Em entrevista à TV Globo após vencer o Globo de Ouro, em janeiro, Fernanda Torres destacou o papel da imprensa em sua campanha: “A gente está num trabalho muito forte, o meu nome veio vindo. A Variety ajudou imensamente. Collider, Deadline…“, destacou a atriz.
O discurso de Walter Salles no Oscar 2025
“Obrigado ao cinema brasileiro. Estou honrado por receber este prêmio de um grupo extraordinário de cineastas. Este prêmio vai para uma mulher que, até o final de um regime autoritário, decidiu não se curvar e resistir. Isso vai para ela. Seu nome é Eunice Paiva. E vai para as duas mulheres extraordinárias que a viveram, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, disse o diretor.
A produção superou os concorrentes Emília Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), A Garota da Agulha (Dinamarca) e Flow (Letônia). O francês, que venceu o Prêmio do Júri em Cannes 2024 e foi indicado a 13 categorias do Oscar, incluindo a de melhor filme, foi considerado como o favorito nos primeiros momentos da disputa, mas acabou se envolvendo em diversas polêmicas.
Indiretamente, o filme de Salles terá papel importante na formação de um público mais curioso pela filmografia nacional. Lá fora, também despertará a atenção dos estrangeiros pelo que se produz aqui. Não é exagero pensar que, nas próximas edições do Oscar, os inscritos pelo Brasil para tentar vaga em filme internacional terão mais chances simplesmente porque haverá mais votantes interessados em os ver.
A noite deste domingo foi de simbolismo enorme, mas não só. Terá efeito prático, numa vitória que pode ser apenas o primeiro passo num novo e empolgante caminho para o cinema nacional.
(Reprodução FSP-Carlos Barria/Reuters)