Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > A Zika chegou ao Brasil. Conheça os sintomas
Destaques

A Zika chegou ao Brasil. Conheça os sintomas

Ultima atualização: 16/05/2015 5:08 PM
Redação
Compartilhar
2 Min. de Leitura
Compartilhar

Após a confirmação, quinta-feira (14), pelo Ministério da Saúde da circulação do zika vírus no país, é importante atentar para os sintomas e a prevenção da doença:

O Zika vírus é um espécime da família Flaviviridae e é transmitido aos seres humanos por mosquitos. Relacionada com outros flavivírus suportados patogênico vetor incluindo dengue, ligado à febre amarela, dengue no Nilo Ocidental e o vírus da encefalite japonesa.

A única maneira de evitar a infecção é não ser picado pelos mosquitos transmissores, que pode ser usando repelentes para insetos, facilmente encontrado em farmácias e mercados.

Os sintomas da Zica têm confundindo os doentes porque se assemelham aos da dengue. A diferença entre um e outro é a coceira intensa na pele e a conjuntivite, no caso do Zika vírus.

Febre por volta dos 38 graus, dor de cabeça, no corpo e nas articulações, diarreia, náuseas, mal-estar. A erupção cutânea (exantema) acompanhada de coceira intensa pode tomar o rosto, o tronco e os membros e atingir a palma das mãos e a planta dos pés. Fotofobia e conjuntivite são outros sinais da infecção pelo Zika virus.

O período de incubação varia entre 3 e 12 dias após o contágio. A enfermidade é autolimitada. Em alguns dias, o organismo se encarrega de combater o vírus, que desaparece sem deixar sequelas.

Sintomas menos relatados são a anorexia, diarréia, constipação, dor abdominal e tontura. A boa noticia é que o Zika vírus não é muito nocivo, ou seja, não mata o doente como o vírus da dengue.

Como nas outras viroses, o tratamento visa ao alívio dos sintomas com analgésicos, anti-inflamatórios não-esteroides e antitérmicos que não contenham ácido acetilsalícico. É muito importante manter o paciente bem hidratado e procurar um médico para assim que os primeiros sintomas se manifestarem.

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

DestaquesOutros

Prazo para registro de candidaturas às eleições termina neste sábado

15 de agosto de 2026
CearáDestaques

Governo do Ceará lança concurso com 2 mil vagas imediatas para professores

15 de agosto de 2026
CearáDestaques

Nova Russas reforça segurança e entrega coletes balísticos à Guarda Civil Municipal

14 de agosto de 2026
DestaquesOutros

Governo Lula eleva previsão de salário mínimo para R$ 1.741 em 2027

14 de agosto de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?