A Caminho do Sol. Por Reginaldo Silva

3 Min. de Leitura

Iniciei no rádio no mês de junho, no programa ” A Caminho do Sol”, de meia noite às 4h da manhã pouco tempo depois da inauguração da rádio Difusora.  A emissora foi inaugurada em dezembro de 1989 e este ano completará 30 anos de existência. A Difusora tornou-se um marco na radio difusão cearense. O empresário Luiz Aguar Vale trouxe para o município naquela época;  inovação, tecnologia de ponta, instalações modernas e som estéreo à primeira emissora de rádio instalada na cidade.

Luiz Aguiar foi o precursor da comunicação em Nova Russas, a rádio Difusora, AM 780, virou referência, fez escola de profissionais, trouxe informação, entretenimento e imortalizou o slogan “mania de fazer bem feito”.

Muitos foram os profissionais formados naquela academia de radio difusão. A audiência era tanta, que um dos radialistas da emissora chegou a ser entrevistado nos programas de maior audiência da televisão brasileira. O radialista Kapita participou do programa do Jô Soares, Silvia Popovic, Gugu Liberato e outros.

A maioria dos profissionais formados na escola do “mania de fazer bem feito” continuam espalhados Brasil a fora, empregando a metodologia do compromisso e responsabilidade com a informação, qualidade de trabalho e, mesmo aqueles que enveredaram por outros caminhos, diferentes da comunicação, também aplicam a lição.

Com o passar dos anos, Luiz Aguiar Vale, desfez-se do empreendimento da rádio Difusora, vendendo-a para um grupo empresarial de americanos. A antiga Difusora mudou para Sistema Seara de Comunicação, restou o saudosismo de uma escola que revolucionara a comunicação do interior do Estado. Muitos acreditaram que o empresário deixaria de vez o ramo da comunicação, devido o avanço do tempo, outros afazeres e empreendimentos na capital cearense.

Não demorou, Luis Aguiar voltou para comunicação de Nova Russas com um novo projeto, a rádio Vale FM. Voltou com o mesmo zelo, o mesmo brilho, o mesmo capricho e o mesmo slogan. O tempo não é uma barreira para ele.

Todos os anos faço questão de ligar para o empresário no dia de seu aniversário para parabenizá-lo por mais um ano de vida. É uma forma de exercer o sentimento da gratidão, por alguém que ajudou tantos jovens profissionais a se encontrarem com o próprio destino.

Nova Russas precisa de mais Luis Aguiar Vale, pessoas visionárias, que empreendam, invistam, acreditem e descubram novos talentos, além da  área da comunicação. Quem sabe, daqui a trinta anos, apareça mais gente agradecendo o valor desses novos bandeirantes da modernidade.

 

Compartilhar Notícia