Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Ceará > SDA discute mapeamento de casas e bancos de sementes crioulas e mudas no Ceará
CearáDestaquesMunicípios

SDA discute mapeamento de casas e bancos de sementes crioulas e mudas no Ceará

Ultima atualização: 01/08/2023 6:54 PM
Redação
Compartilhar
3 Min. de Leitura
Compartilhar

Com o objetivo de potencializar a produção e o consumo de sementes crioulas no Ceará, o secretário executivo da Agroecologia e Fomento Produtivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Pedro Neto, esteve reunido na quinta-feira (27) com representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece), do Instituto Veredas de Cidadania e da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Assentamentos, Reassentamentos, Povos e Comunidades Tradicionais (Codea).

image.png


Segundo Pedro Neto, o encontro debateu a importância da cultura de sementes crioulas no Ceará. “Nós tivemos esse diálogo a partir de um edital que a SDA fez pensando em potencializar o consumo de sementes crioulas, que é um patrimônio do povo. A semente é uma questão histórica das nossas comunidades, que vem dos nossos antepassados. E pensando em preservar, manter e potencializar essa cultura, o edital selecionou o Instituto Veredas de Cidadania para fazer o mapeamento das casas e bancos de sementes do nosso estado”, explicou o secretário.

Denomina-se sementes crioulas uma variedade de sementes produzidas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas ou indígenas, reconhecidas pelas respectivas comunidades de origem e com características genéticas específicas para cada microclima. Uma grande quantidade destas sementes é passada de geração em geração, preservadas em bancos de sementes espalhados em todo território nacional.

O secretário executivo destacou a missão do Instituto Veredas. “A entidade está localizando os bancos de sementes para que assim possamos estruturar uma política de sementes crioulas no Ceará. Nós sabemos inclusive que há um projeto de lei aprovado pelo deputado e hoje secretário Moisés Braz, que é a lei 17.179/2020. A lei veio para fortalecer esses processos das sementes crioulas no Ceará”, informou Neto.

 

image.png

Hora de Plantar

O Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), desenvolve o Programa Hora de Plantar, política pública de estado que distribui sementes e mudas para agricultores familiares.

Pedro Neto reforçou que o mapeamento das sementes crioulas visa potencializar o programa estadual. “O trabalho da instituição vai servir para fortalecer o programa Hora de Plantar. Este foi o momento de ouvir aqueles e aquelas que trabalham historicamente com essa temática e que acreditam que as sementes crioulas precisam ser preservadas. E mais que isso, pois elas precisam também ter seus espaços no que se refere a produção de alimentos”, concluiu o secretário executivo da pasta.

 

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Campanha Alimentando Esperança arrecada alimentos para pacientes em tratamento oncológico

12 de junho de 2026
DestaquesOutros

IBGE abre seleção com mais de 8 mil vagas e salários de até R$ 4 mil

12 de junho de 2026
DestaquesOutros

Governo vai anunciar Desenrola para adimplentes até o fim do mês, diz Durigan

12 de junho de 2026
CearáDestaques

Governos Federal e Estadual anunciam R$ 75 milhões em investimentos para a saúde pública do Ceará

12 de junho de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?