A Expocrato 2023 começa neste domingo (9/7), no Crato, região do Cariri cearense. Nesta quarta-feira (5/7), o Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti recebe os últimos preparativos para os shows e para a feira de negócios.
A feira agropecuária está completando 79 anos. São quase 8 décadas de um dos maiores eventos do setor no Nordeste. A estimativa é que a feira de negócios movimente mais de R$ 30 milhões, afirma o vice-presidente do Grupo Gestor da Expocrato, Gonzaga de Melo Neto.
“Esse ano a gente tem uma grande quantidade de bovinos, tivemos que organizar alojamento para mais de 220 animais. A parte onde ficam os currais também superou as expectativas, bem como o de ovinos, equinos e caprinos. Teve criador que enviou animais já na terça. São cerca de 3 mil animais no total. A procura pela exposição tem sido tão grande pelos criadores do Brasil todo que foi preciso ampliar o espaço com pavilhões a mais para acomodar a todos. Temos raças novas também que nunca tinham vindo para a feira”, comenta.
Outro espaço dentro do parque de exposições que é bastante procurado é o engenho. Ele já está montado e começa a funcionar a partir desta quinta-feira (6). A estimativa é moer cerca de 180 toneladas de cana de açúcar. No local há venda de caldo de cana e rapadura.
A casa de farinha onde muitas pessoas enfrentam grandes filas para comprar os tradicionais beijus e tapiocas começa a funcionar a partir da sexta-feira (7) pela manhã.
Shows
O festival de música com atrações nacionais e regionais acontece durante as noites. A estimativa é de 500 mil pessoas durante o evento. Serão mais de 50 artistas dos ritmos sertanejos, piseiro, forró, pop rock, brega, axé e pagode.
Na estrutura, além dos palcos, foram montados roda gigante, camarotes e praça de alimentação.
O evento vai estar com um esquema de segurança que envolve as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense, entre outros órgãos. Pelo município, 40 guardas municipais vão estar em regime de plantão e mais de 20 agentes de trânsito em pontos estratégicos ao redor do parque para organizar o trânsito próximo ao local.






