No início da manhã deste domingo (6) a Assembleia já estava cheia de parlamentares e servidores em clima festivo e de animação para a participação na primeira corrida de rua do Parlamento Cearense, a Corrida Alece 190 Anos.
De acordo com o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), a corrida é o evento que abre oficialmente a programação do aniversário da Casa do Povo e busca gerar esse sentimento de pertencimento e alegria entre todos que fazem o Poder Legislativo cearense.

“Nós estamos muito felizes de estar aqui. Hoje é dia de festa e de alegria. Vamos aí, durante todo o ano de 2025, comemorar juntos, com muita inovação, os 190 anos da Alece, uma das instituições mais antigas do estado do Ceará. Nós vamos estar ao lado do povo, caminhando, andando, se divertindo”, disse Romeu Aldigueri logo no início.
O deputado estadual De Assis Diniz também destacou a importância do evento, momento de reencontro, de celebração da história desta Casa do povo e momento de saúde esporte e lazer e acrescentou “afinal, hoje é o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e a Paz. Ah! E teve tempo ainda pra gente doar quase duas toneladas de alimentos para o programa Ceará Sem Fome! Porque você já sabe, né? Aqui é igual ao governo Elmano: não para, não para, não para!” disse o parlamentar.

CORRIDA REÚNE CORREDORES EXPERIENTES E AMADORES
Entre sorrisos, abraços e conversas, o evento foi diverso, democrático e inclusivo. Dos mais preparados e experientes nas atividades físicas aos iniciantes que estavam participando pela primeira vez de um evento como esse, cada um no seu ritmo, entre caminhadas, trotes e corrida mais intensa, todos unidos em uma só motivação: celebrar o quase bicentenário da Alece.

E o que não faltou foi sintonia e interação entre equipes de servidores. Isso porque vários setores da Alece se uniram e formaram grupos animados, como o Procon Alece, com direito a boné personalizado, e o pessoal do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), que criou até música especial só para a Corrida Alece 190 Anos.

SAÚDE E BEM-ESTAR
Para ajudar na preparação da corrida e na recuperação após a prova, a Corrida Alece 190 anos ofereceu para o seu ”time de atletas” diversos serviços de saúde focados no bem-estar por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece a partir das células de Acupuntura, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem.
Estrategicamente posicionados, os estandes da saúde recebiam os servidores ainda cansados do esforço, atendendo com acolhida e atenção com serviços como ventosaterapia e auriculoterapia, com foco na prevenção e também recuperação muscular, assim como aferição de pressão arterial e glicemia, dicas de hidratação, nutrição e distribuição de panfletos com 10 metas para manter um estilo de vida mais saudável.

Atenção especial do DSAS aos servidores após a corrida – Foto: Rodrigo Carvalho
O alongamento alguns minutos antes da corrida ficou por conta da equipe da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social (CRS).
A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce), parceira do evento, realizou a distribuição de picolés e a entrega de amostras de protetor solar aos servidores.
Nada melhor que encerrar a corrida cuidando da alimentação e hidratação. Água, energético, café, refrigerante, açaí e frutas foram ofertadas no pré e pós corrida pelos parceiros da Alece: Cagece, Ceasa, Santa Clara, Maria Pitanga, WOD Nutrition, Rapid Fuse, Solar Coca-Cola, Verdear Eventos Sustentáveis.






