Você gostaria de dormir melhor? Por Felipe Mota

5 Min. de Leitura

Olá!
Tô de volta (eu num disse)

Abra logo aquele bocejo gostoso, se espreguice aí na cadeira ou estique os dedinhos do celular, porque hoje vamos ler sobre sono e a bendita daquela insônia que persegue os navegantes noturnos das redes sociais, quem sempre? ??‍♂.

Ah e um aviso aos navegantes, o tema é longo, por isso vem aí textão, mas não se preocupe, ainda consegui dividir o tema em 2 postagens: essa e a próxima. Nessa daqui vou focar mais na conduta comportamental. Na próxima vou falar de medicamentos e por aí vai! Sendo assim, desce o texto e se divirta. ?

Queridos, o papo é o seguinte: você gostaria de dormir melhor? Ter hora certa pra deitar, pregar as pestanas e só acordar no outro dia bem pleninho? Então, se liga aí nas “dicas” infalíveis que eu vou deixar aqui. Eu duvido não funcionar com você, inclusive marca logo aí seu amigo(a), namorada(o) que vira bicho à noite e comenta aqui se você sabe algum outro segredinho que não revelei aqui.

Dica 01 – ROTINA.: Meu chapa, se o dia tem hora pra raiar e o sol se pôr, se até a novela das 8 passa no horário, porque você aí insiste em fazer tudo na hora que “dá na telha?” Ou fazer as coisas na hora que der certo ou não ter hora pra dormir e hora pra acordar?
O seu corpo funciona com horário também, sabia?
Existem hormônios, que são mensageiros corporais, para indicar o momento de dormir, um deles é a melatonina, que é influenciada pela quantidade de luz que entra nesses olhinhos que a terra há de comer.
Quando está escuro, seu corpo produz melatonina e ela faz basicamente que você tenha sono… agora me diz como é que vai ter melatonina suficiente se você não desgruda do celular/ tv ou fica com as lamparinas de casa sempre acesas?
DICA.: estabeleça limites para o uso e exposição a luz artificial,resolução de atividades mais estressantes e entre no modo: de agora em diante vou me preparar para dormir e veja que seu sono vai começar a vir! Eu por exemplo largo o celular pra carregar às 21:30, às vezes até antes mesmo, e deixo longe pra não ter nem tentação…

2- HIGIENE DO SONO.: Você deve gostar do seu corpo limpo, da casa e do carro limpos, e por que com o sono seria diferente? Pois seu cérebro gosta de sono limpo e de se preparar pra dormir tanto quanto você gosta de tomar aquele banho depois de um dia quente, não gosta? ?. Isso faz com que o cérebro ? entenda que agora tá na hora de relaxar!
DICA.: use o quarto (mais especificamente a cama ?)apenas para dormir, nada de ficar vendo televisão ? ou de resolver problemas nela ou pior: passar o dia deitado, faça com que sinta até saudades da sua caminha, deixe-a limpinha, arrumadinha, cheirosa, pronta pra você na hora de dormir. Tomar um banho rápido, ajuda também, assim como beber pouca água perto da hora de dormir e comer refeições leves. Quarto 100% escuro e silencioso. Assim você estará dando ao seu sono o ambiente perfeito para ele acontecer.

3 – ATIVIDADE FÍSICA.: como é que você quer descansar se não está de fato cansado? Sedentarismo é inimigo do sono. Então mova esse esqueleto TODOS os dias, esporte, academia, dança, qualquer coisa que te faça ficar ofegante, recomendo geralmente 1 hora diária. Lembrando que pessoas com algum problema de saúde devem procurar seguir as orientações do seu médico.
DICA.: para de pagar academia e comece a malhar. Cade o projeto carnaval? Esse bucho não vai sair daí sozinho, viu?!

Bem, essas foram 3⃣ dicas até simples para ajudar a dormir de forma saudável. E aí gostou? Quer saber mais? Pois se liga na próxima publicação que farei em 15 dias.
Ah! Vamos combinar um dia certo para nos encontrarmos? Que tal sexta-feira? Então pode aguardar aí que sexta sim sexta não teremos um papo aqui de relevância.

Um abraço do dotô 😀

P.S.: caso esteja com problemas de insônia e queira ajuda, tenho consultório em Nova Russas.
Liga lá e marca um horário comigo o telefone é esse: (88) 99817-1978

Compartilhar Notícia