Através desses dois ônibus, a Cruz Vermelha poderá vacinar cerca de 400 pessoas por dia contra a Covid-19. Os veículos são do modelo rodoviário O 500 R e urbano OF 1519, agora transformados em unidades móveis de vacinação. Eles percorrerão vários estados para aumentar a capilaridade do atendimento e levar imunização especialmente a populações vulneráveis. A equipe será apoiada também por uma Van Mercedes-Benz, de 8 lugares.
A Cruz Vermelha Brasileira já vem atuando na campanha nacional de vacinação contribuindo com o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Além da vacinação estão previstos a realização de testes rápidos contra a Covid-19, imunização contra a gripe, apoio psicossocial e iniciativas de prevenção e promoção da saúde e de enfrentamento à pandemia do coronavírus. O ônibus rodoviário será utilizado no chamado Circuito Nordeste, que seguirá por Maceió (AL), Natal (RN), Fortaleza (CE) e São Luís (MA), num total de 4.350 km. A previsão é que sejam atendidos cerca de 30.000 beneficiários por ano em todas as atividades realizadas nos ônibus, com envolvimento de 22 voluntários da CVB por dia.
Já o Circuito Norte será cumprido pelo ônibus urbano, passando por Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), num total de 6.570 km. Previsão de 18.000 beneficiários por ano, com 14 voluntários por dia./cmfor
Fotos: André Benício