/TSE decide hoje sobre validade de assinatura virtual para a criação de partidos

TSE decide hoje sobre validade de assinatura virtual para a criação de partidos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga nesta terça-feira (26/11) duas ações que interessam diretamente a Jair Bolsonaro. A primeira se refere ao uso de assinaturas eletrônicas para a criação de partidos políticos: avaliará consulta realizada ano passado pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) sobre a criação de legendas, que tem impacto direto nas intenções do presidente de criar a Aliança pelo Brasil. A segunda tratará da invasão a um grupo no Facebook, composto por aproximadamente 1 milhão de pessoas, e se esse ataque virtual pode ter interferido no resultado das eleições passadas.

Sobre a questão relacionada ao Aliança, devido à coleta de assinaturas presenciais — que exige ainda conferência em cartório —, existe a possibilidade de o pedido de criação do novo partido do presidente não ser aprovado a tempo das eleições municipais de 2020.

Na segunda ação levada ao plenário, o TSE avalia a invasão do grupo “Mulheres Contra Bolsonaro”, no Facebook. O espaço virtual chegou a reunir 1 milhão de mulheres que faziam campanha contra o presidente, nas eleições passadas. No entanto, a página foi alvo da ação de crackers, que sequestraram a administração do espaço.

A partir da invasão dos piratas virtuais, o nome da página foi alterada para “Mulheres com Bolsonaro”. Por causa disso, uma reclamação apresentada no Tribunal acusa o ato de ter interferido no resultado da eleição./CB

Comente com Facebook