Trump, o marketing e o mundo numa sinuca de bico. Por Reginaldo Silva

3 Min. de Leitura

Por que as pesquisas eleitorais erraram na Eleição Americana? Trump é inconstante. Suas ideias são malucas. Como pode um povo tão desenvolvido eleger Donald Trump? Essas e muitas outras perguntas tomaram conta dos noticiários do mundo inteiro, devido a grande incógnita do futuro presidente.

A eterna dúvida machadiana, agora toma conta do cenário político mundial. Mas, não é motivo para pânico, Trump usou o que tinha de melhor em termos de conhecimento político e social aliando as modernas técnicas de marketing  para chegar a Presidência Americana.

Usou Maquiavel: o importante é “parecer ser”. Ele conseguiu se comunicar com os americanos demonstrando ser a pessoal ideal para devolver os empregos perdidos, prometeu reativar fábricas, colocar o país num patamar a altura do sonho americano.

Usou Bossuet: “o homem é naturalmente sociável pela sinergia das forças que se multiplicam pelo mútuo auxílio que confere ganho e felicidade maior a cada particular.” Ele ofereceu uma novo país para os americanos.

Por último, usou o pensamento de quem mais combateu o sistema capitalista, Marx: ” “é a conjuntura que determina os resultados de uma eleição”. Trump logo no inicio da campanha foi descobrindo que o povo não suportava mais os políticos tradicionais. Queriam algo novo, inusitado. Uma nova retórica, com posições firmes e com capacidade de execução. Esse vento da mudança começou com a Primavera Árabe e se estendeu pelos quatro cantos do mundo. Poucos resistiram a essa tempestade.

O bilionário americano, apostou alto nos estados em que não tinha maioria. não teve medo de criticar, não se omitiu em seus posicionamentos, se defendeu e atacou no momento em que tinha que atacar. Tudo no tempo e na medida certa!

E porque as pesquisas erraram? As pesquisas vinham registrando um crescimento de Trump, muito embora, o mundo inteiro não quisesse acreditar no que estava para acontecer. E o que acontece, quando se tem muito medo de uma coisa acontecer? Exatamente isto, ela acontece.

O mundo está numa sinuca de bico, sem querer acreditar que Trump é o novo presidente dos EUA.

Trump foi um grande vendedor de ideias, concordemos ou não com elas. Foi um grande comunicador, ao se fazer entender pelo povo americano. Basta melhorar a qualidade de vida das pessoas e o mundo será obrigado a se render ao estilo Trump. Porque para a história, ele já entrou como o 45º presidente americano, gostemos ou não do seu jeito desengonçado.

 

Compartilhar Notícia