O presidente Michel Temer se defendeu de maneira enérgica nesta sexta-feira (27/04), em pronunciamento no Palácio do Planalto, das acusações de que tem sido alvo na investigação sobre um suposto recebimento de propina para a assinatura de decreto para o setor portuário. “Só um irresponsável mal intencionado teria a intenção de colocar a minha família e meu filho de 9 anos como lavadores de dinheiro”, disse Temer, num pronunciamento de 15 minutos.
O pronunciamento ocorreu Salão Leste do Palácio do Planalto, minutos antes da cerimônia de recepção ao presidente do Chile, Sebastián Piñera. O presidente não disfarçou a irritação e, por vária vezes, deu pequenos socos no púlpito onde discursava. “Em que mundo estamos? É incrível, é revoltante, é um
Ainda de acordo com a reportagem, Marcela Temer e o filho Michel seriam donos de alguns dos imóveis supostamente usados para esconder patrimônio obtido ilegalmente. O inquérito da PF investiga se o presidente recebeu, por intermédio de seu amigo, o coronel João Baptista de Lima Filho, pelo menos R$ 2 milhões de propina em 2014.
Temer não criticou jornais nem jornalistas, mas atacou a investigação policial. “Vejo uma coisa curiosa, quando a minha defesa pede acesso aos autos do inquérito a resposta é sempre que as diligências estão sendo feitas e é sigiloso. Como é que a imprensa consegue essas informações?”, questionou. “Eu duvido que a imprensa vá de madrugada, sorrateiramente, ter acesso a esses dados. Alguém vaza esses dados e a imprensa legitimamente acaba por divulgá-los. É uma perseguição criminosa disfarçada de investigação, o que passou a ser comum desde o primeiro momento.”
Irritação
Temer reclamou de mentiras lançadas contra sua honra e ressaltou que responderá diretamente a esse tipo de acusação. “Não se tratam de mentiras contra minha posição funcional, é contra minha honra. Mentiras que atingem minha família e meu filho de 9 anos de idade”, prosseguiu o presidente. “Eu trabalho há quase 60 anos, advogado, professor, procurador, presidente da Câmara, vice e agora presidente. São quase 60 anos de salários, honorários recebidos absolutamente dentro da lei e devidamente declarados nas várias declarações de Imposto de Renda.”
O presidente ainda disse que seus rendimentos obedecem ao teto de sua aposentadoria. “Não tenho casa de praia, no campo, e nem apartamento em Miami”,afirmou. “Qualquer contador, professor de matemática, consegue ver que ao longo do tempo consegui recursos para comprar e reformas imóveis.”
Temer também rejeitou renunciar ao cargo, a exemplo do que fez quando surgiram denúncias irregularidades no caso dos portos e prometeu pedir ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann uma apuração sobre como os detalhes de investigações têm sido vazados. “Sei me defender, especialmente defender a minha família e meus filhos. Não posso sair da presidência, não sei quando, para carregar essa pecha que tentam me imputar a todo momento”, concluiu.
Nesta semana, a Polícia Federal pediu mais 60 dias para investigar o presidente Michel Temer no âmbito do inquérito dos portos. O pedido depende de parecer da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e do ministro relator, Luís Roberto Barroso./AE






