Tamboril ficou de fora da premiação da Escola Nota Dez

3 Min. de Leitura

O governo do Estado premiou nesta quinta-feira (17/05), no Centro de Convenções 332 escolas com melhores desempenhos em alfabetização e no Ensino Fundamental ao longo do ano passado. Um dos únicos municípios da região da Crede 13 que ficou fora da premiação foi o município de Tamboril. A ausência foi notada, devido o vasto currículo de premiação que a cidade acumulou ao longo de vários anos. Desde 2008 até 2016 Tamboril sempre marcava presença na festa da premiação.
 
Na gestão passada, no último ano de administração da gestão Ramiro e Marcelo, foram premiadas as escolas: Antonio Zeferino Veras, da comunidade Quilombola de Bom Jardim; Francisco Viana Filho, do distrito de Boa Esperança e Escola Venceslau Pereira Damasceno, do distrito de Sucesso.

Neste ano, na gestão Pedro e Bibi, a educação andou para trás. Bibi é vice prefeito e atual Secretário de Educação, mesmo tendo uma dupla função no município não conseguiu manter Tamboril no patamar das Escolas premiadas do Estado.

O fato de Tamboril não ser premiado neste ano, traz duas revelações: a primeira que o município andou na trilha do desenvolvimento educacional de 2008 a 2016 e a segunda, demonstra claramente que o novo modelo educacional adotado está equivocado. A gestão Pedro e Bibi, acende a luz amarela na educação e, se as devidas providências não forem tomadas, corre o sério risco de ter uma outra luz acesa, a vermelha. Fato que colocaria em risco o processo de ensino aprendizagem de milhares de jovens e adolescentes da rede pública que merecem um ensino de qualidade.

A premiação da Escola Nota Dez, contempla as escolas como base os resultados da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final do 5º e 9º anos, a partir de informações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). As escolas receberam o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2 mil por cada aluno avaliado atendendo aos critérios do prêmio, enquanto as apoiadas ganharão R$ 1 mil. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira é de 75% do valor total, paga após a aprovação pela Seduc.

 

 

Compartilhar Notícia