Não teve jeito O “lockdown” ou bloqueio total chegou ao Ceará. Fortaleza já registra mais de 10 mil casos confirmados de coronavírus e passa dos 800 mortos, além de mais de 20 mil casos em investigação. Sem falar no número de casos e mortes subnotificados que irão elevar ainda mais esses números na capital cearense. Diante desse avanço da pandemia, Fortaleza não teve alternativa e foi obrigada a decretar o confinamento, para evitar a circulação de pessoas que pode agravar ainda mais tristes estatísticas da Covid-19
Não são só números Dentre todas as características do governador Camilo Santana (PT), um de seus traços mais marcantes é sem dúvida o lado humanista. Camilo cancelou todos os seus compromissos por ocasião das mortes registradas no Edifício Adrea, ocorrido em 2019, na época, foram registrados nove mortos. Agora, com a pandemia, esse número passa de mil. Neste sábado (09/05) Camilo escreveu em suas redes sociais- “Ceará chega a 1.017 mortes confirmadas por Covid, doença que tem trazido sofrimento ao Brasil e ao mundo. Meu sentimento de profundo pesar a todas as famílias e amigos. Não são apenas números. São rostos e histórias de dor e de saudade. Seguimos nessa luta para salvar outras vidas.”
Atualizando os números O Ceará tem 15 879 casos confirmados de coronavírus, 1.062 óbitos, mais de 28 mil casos em investigação, uma taxa de letalidade de 6,7% e 7.163 casos recuperados em todo o Estado.
O 1º dia de lockdown A fiscalização nas saídas e Avenidas de Fortaleza para restringir a circulação de pessoas começou nesta sexta-feira (08/05). A medida tem por objetivo reduzir ao máximo a circulação de pessoas, diante da iminência do colapso do sistema de saúde. O primeiro mapa mostra a movimentação depois das medidas mais rígidas adotadas em Fortaleza e o segundo mapa mostra a movimentação de pessoas antes do decreto que determina o bloqueio total na capital. Observe que as cores em vermelho e laranja diminuem no primeiro mapa, elas representam as movimentações de pessoas nos bairros de Fortaleza.
Lockdown em Sobral O município também foi obrigado a adotar medidas mais rígidas pelo avanço do vírus, de acordo com o último Boletim Epidemiológico da cidade, já são 11 óbitos e 412 casos confirmados. As ruas de Sobral já registraram menos movimento na manhã deste sábado (09/05). A menor frequência de pessoas nas ruas se deve ao decreto municipal que tornou mais rígido o isolamento social no município.
Padre Cícero contra a Covid-19 Em Juazeiro do Norte o Corpo de Bombeiros em um trabalho integrado com outros órgãos, sob a coordenação da gestão municipal colocaram uma máscara na estátua de Padre Cícero, o “Cearense do Século”, para simbolizar a prevenção contra a disseminação do coronavírus. “O Padre Cícero é um símbolo pelas suas ações pacificadoras e pelo bem das pessoas, da humanidade. Mais uma vez, nos sentimos emocionados de poder levar essa mensagem de prevenção e pela vida. A máscara tem 2x60mx2x40m, e foi confeccionada no tecido oxford, para não desbotar com facilidade e nem desgatar o material. Fique em Casa, Use Máscara e Salve Vidas!”, enfatiza o prefeito Arnon Bezerra.
Avanço da Covid-19 em Monsenhor Tabosa Um dos municípios da região que mais teve evolução nos casos de coronavírus nos últimos dias foi o de Monsenhor Tabosa. Já são 21 casos confirmados, dois óbitos e 105 casos notificados. O prefeito Jeová Madeiro tem intensificado as campanhas de orientação e fiscalização no município e enfatizado a importância do isolamento social.
Mais recursos para Nova Russas Depois de destinar R$ 400 mil para o combate a Covid-19 no município de Ipu, o deputado federal Júnior Mano (PL-CE) anunciou mais R$ 1 milhão de emenda parlamentar para o município de Nova Russas. Júnior Mano enfatizou que os recurso será aplicado na compra de uma ambulância para o distrito de Major Simplício, um aparelho de ultrassonografia, EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), medicamentos, insumos e para a garantia do pagamento dos profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate a disseminação do novo coronavírus.
Em boa hora O deputado Jeová Mota (PDT) destacou a importância da implantação do projeto do Vale-Gás para às famílias de baixa renda no Estado. Além de ter votado favorável a matéria apresentada pelo governador Camilo Santana (PT), ele também faz questão de acompanhar o andamento da distribuição nos municípios os quais representa no Ceará.
Política em debate Dois órgãos federais estão no centro das discussões da política cearense, o Banco do Nordeste e o Departamento Nacional de Infra estrutura e Transporte (Dnit). PL, SD, PSD e PTB estão de olho nas indicações de cargos que são importantes para o fortalecimento do desenvolvimento da região Nordeste.
Política em debate 2 O Congresso Nacional já está consciente da importância de discutir um novo calendário eleitoral diante da pandemia do novo coronavírus. Existe mais dúvidas que certezas ao longo do caminho e, o quadro de descontrole da Covid-19 coloca as instituições diante de uma realidade, nos próximos dois meses, nada será resolvido, o que aumenta a possibilidade do adiamento das eleições. Ainda não existe consenso sobre o tema, mas certamente, o diálogo será aberto entre o Congresso e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dia das Mães Neste domingo (10/05) será celebrado o dia das mães mais diferente da nossa história, sem presença, sem abraços e com uma certeza imensa de que os atos são necessários para manter a vida de quem tanto amamos. O nosso valoroso abraço a todas as mães cearenses e em especial as mães de Nova Russas.
Frase da Semana: “Em todas as lágrimas há uma esperança.” Simone de Beauvoir
Reginaldo Silva: Professor, Radialista, Jornalista (4113/CE) e editor do Ceará Notícias